Francis Telles
Aumento no preço de insumos, pacientes com medo do coronavírus e protocolos rigidos de atendimentos afastaram os clientes, porém odontóloga diz que momento foi de crescimento pessoal e profissional
O setor de saúde também foi bastante afetado pela Pandemia. Não somente pelo aumento assustador no preço dos insumos, mas também pelos rigorosos protocolos de atendimento, que além de tornarem a cadeia produtiva muito mais onerosa, também disseminou um medo desesperador na população, levando a uma resistência nos tratamentos odontológicos. Muitos profissionais não retornaram a rotina de atendimento, por optarem em permanecer na quarentena o máximo de tempo possível.
Isso alterou a forma normal no volume de pacientes atendidos, explica a odontóloga Mírian Mota. “Muitas vezes foi preciso literalmente acalmar esse paciente, e juntos até mudar seu plano de tratamento entendendo o que seria eletivo ou não. Num primeiro momento, o volume de atendimento caiu significativamente, pois tivemos que mudar os protocolos de atendimento, que já eram rígidos, para ainda mais rígidos. Isso distanciou o paciente da clínica durante a pandemia, principalmente nos períodos próximos aos Lockdown. Para nos reaproximar dos pacientes e ao mesmo tempo devolver a calma e a confiança na segurança dos atendimentos, a clínica teve que romper o receio do on-line. Nos reinventamos com o uso das redes sociais de forma a encurtar essa distância estabelecida no contexto pandêmico”, conta. Outra estratégia para superar os impactos da pandemia no negócio foi a capacitação da equipe “ao novo normal” e inovação nos serviços oferecidos.
Para nos reaproximar dos pacientes e ao mesmo tempo devolver a calma e a confiança na segurança dos atendimentos, a clínica teve que romper o receio do on-line. Nos reinventamos com o uso das redes sociais de forma a encurtar essa distância estabelecida no contexto pandêmico
Desenvolvimento pessoal
O momento também foi sem dúvida, oportunidade de crescimento pessoal. Mírian Mota ressalta que aprofundou nos estudos de desenvolvimento pessoal, além de aproveitar a situação para reforçar os laços familiares. “Isso resultou em reinvenção, crescimento e até momento para escrever meu livro, em março de 2021. O livro, “Empreendedorismo Blindado”, mostra o quanto os laços familiares podem afetar todas as áreas da nossa vida, inclusive nosso negócio. Além disso, usei meu Instagran pessoal para compartilhar minha vivência pessoal familiar, além do profissional, frente aos impactos da pandemia. Ganhei o apelido de blogueira”, compartilha.
Sobre a Rede de Mulheres, ela observa que ajudou a ter uma visão ampla de como a Pandemia estava afetando a vida das empreendedoras. “Além de me manter informada e abastecida de conteúdos reais para o desenvolvimento do meu novo trabalho on-line, pude também ser fortalecida pelo apoio relacional gerado por todas”, diz.
Websérie Mulheres Empreendedoras 2021 – Idealizada pela empresaria e fundadora da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludymilla Damatta. O projeto consiste em entrevistas com quarenta empresárias goianas, que irão falar sobre os seus desafios, as perdas, a superação, a força, a coragem e a habilidade de se reinventarem. Também farão parte do registro, o que ficou de lição, e as decisões tomadas para o futuro, ao atravessar uma das crises mais graves, se não a mais, de toda História.
A websérie digital, faz parte de um projeto que consiste em uma revista impressa, o Guia da Mulher Empreendedora, e a Revista Digital da Rede.
Rede Goiana da Mulher Empreendedora – Presidida por Ludymilla Damatta, é hoje considerado maior grupo de empreendedorismo feminino do Centro-Oeste, com quase nove mil mulheres no Instagram e mais de 20 mil no Facebook. O grupo está presente em diversos municípios do estado: Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Piracanjuba, Caldas Novas, Itapuranga, Pirenópolis, Inhumas e Itaberaí.