Francis Telles
O distanciamento social potencializou novas ações de acolhimento entre mulheres do PSD Paraná
Coordenadora Estadual no Partido Social Democrático, (PSD) Paraná, Sandra Duda trabalha com foco na expansão e no despertar do pertencimento e do protagonismo das mulheres na esfera política. Atualmente o PSD Mulher PR está representado por 10 prefeitas, 08 vice-prefeitas, 90 vereadoras. São 14.270 mulheres filiadas ao partido que trabalha arduamente para aumentar os índices em prol da Paridade de Gênero.
Sandra explica que em 2020, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) publicou que o eleitorado local era composto por mais de oito milhões de pessoas, sendo que desses quatro milhões e duzentos e setenta e três mil eram mulheres. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesse mesmo ano, que mulheres somam 52,6% do eleitorado brasileiro. E mesmo assim, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de menor representatividade parlamentar feminina da América Latina.
O Diretório Estadual do PSD PR está localizado em Curitiba, a distância entre capital e municípios é um dos fatores dificultosos, ressalta Duda. Para ela isso prejudica a realização das reuniões e contatos presenciais com as mulheres do partido. Porém, com a pandemia e o distância elas passaram a se encontrar virtualmente. “Realizamos novas ações para o acolhimento e fortalecimento de laços em nossa comunicação”, conta.
Transformação Digital
O PSD Mulher PR, já utilizava as redes sociais de um modo muito intencional (WhatsApp, Facebook e Instagram), porém o uso obrigatório das tecnologias acelerou definitivamente essas ações digitais “Quebrou fronteiras geográficas, resultando em um lindo fortalecimento de laços entre as mulheres pessedistas. Além do desafio de realizar uma comunicação efetiva e acolhedora entre elas. Existia outra prioridade, a sororidade para engajamento suprapartidário focado na promoção e reflexão coletiva, da importância sobre a Paridade uma das maiores bandeiras do PSD”, observa Duda. Outro projeto de destaque realizado nesse naquele momento foi o “A Quinta É Delas”, lives pelo Instagram no formato leve de bate-papo. Os encontros tiveram a transmissão de quinze lives, com quarenta e nove convidadas inspiradoras, alcance de 19 mil pessoas e 21 mil minutos visualizados nos canais de Facebook e youtube.
São mulheres que redescobrem suas capacidades, se erguem e se posicionam ao entender que a esfera política é também lugar de mulher
Protagonismo Feminino
Com campanhas nas Redes Sociais, realizadas pelas mulheres eleitas e militantes pessedistas, elas elencaram um banco de dados com vários projetos, que serão implantados pelo PSD Nacional. Sanda destaca ainda que o grupo de mulheres do PSD PR é composto por mulheres fortes e engajadas na troca de ideias sobre projetos para políticas públicas. “São mulheres que redescobrem suas capacidades, se erguem e se posicionam ao entender que a esfera política é também lugar de mulher”, finaliza.
Websérie Mulheres Empreendedoras 2021 – Idealizada pela empresaria e fundadora da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludymilla Damatta. O projeto consiste em entrevistas com quarenta empresárias goianas, que irão falar sobre os seus desafios, as perdas, a superação, a força, a coragem e a habilidade de se reinventarem. Também farão parte do registro, o que ficou de lição, e as decisões tomadas para o futuro, ao atravessar uma das crises mais graves, se não a mais, de toda História.
A websérie digital, faz parte de um projeto que consiste em uma revista impressa, o Guia da Mulher Empreendedora, e a Revista Digital da Rede.
Rede Goiana da Mulher Empreendedora – Presidida por Ludymilla Damatta, é hoje considerado maior grupo de empreendedorismo feminino do Centro-Oeste, com quase nove mil mulheres no Instagram e mais de 20 mil no Facebook. O grupo está presente em diversos municípios do estado: Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Piracanjuba, Caldas Novas, Itapuranga, Pirenópolis, Inhumas e Itaberaí.