
Francis Telles
A primeira mulher em 80 anos de história da OAB Goiás, a concorrer ao posto máximo da ordem
Valentina Jungmann Cintra é advogada, professora universitária, procuradora do Estado de Goiás e Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Com vasto currículo na advocacia e na Docência Jurídica, Valentina foi candidata a presidente da OAB-GO e marcou história nas eleições da ordem em 2021.
Na política classista, ela busca representatividade das mulheres em Goiás e no Brasil. Idealizadora do projeto “Paridade Já” apresentado de forma inédita no Brasil, Valentina focou em romper com a baixíssima participação das mulheres nos postos de decisão da Ordem. No Paridade, as eleições de novembro de 2021, exigiam que as chapas que disputavam fossem compostas por metade igual de mulheres e homens nos cargos de titulares e suplentes em todos os postos da OAB – GO, e trinta por cento de pessoas autodeclaradas afro-brasileiras. “Nós mulheres advogadas, apesar de sermos a maioria no sistema OAB, não ocupamos nem 30% das vagas dos espaços de decisão. Por isso apresentei o Paridade Já”, explica. Para Valentina ser voz das mulheres é garantia maior de inclusão e compromisso para que a entidade seja mais plural, inclusiva e participativa.
Nós mulheres advogadas, apesar de sermos a maioria no sistema OAB, não ocupamos nem 30% das vagas dos espaços de decisão. Por isso apresentei o Paridade Já
Transformação Tecnológica
Sobre os impactos da pandemia causada pelo coronavírus, a Procuradora do Estado ressalta uma grande mudança na forma de trabalho. “Magistrados adotaram a forma remota de trabalho. Foram significativas mudanças para o mundo jurídico. Lembro que a primeira medida do CNJ, foi suspender a fluência de todos os prazos processuais. Processos físicos e vários atendimentos passaram a ser de forma remota”, Valentina que também é professora universitária, conta ainda que a pandemia obrigou inovar didaticamente com aulas on-line”, observa a docente.
Rede de Mulheres
Jugmam destaca a participação da Rede Goiana das Mulheres Empreendedoras na campanha classista da OAB-GO. “ Agradeço imensamente a Rede de Mulheres Empreendedoras por contribuir de forma alegre e atuante para a nossa campanha à da OAB – GO. Sem dúvida essas mulheres que são lideranças e empreendedoras têm sempre muito a contribuir e em especial na política”, destaca.
Websérie Mulheres Empreendedoras 2021 – Idealizada pela empresaria e fundadora da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludymilla Damatta. O projeto consiste em entrevistas com quarenta empresárias goianas, que irão falar sobre os seus desafios, as perdas, a superação, a força, a coragem e a habilidade de se reinventarem. Também farão parte do registro, o que ficou de lição, e as decisões tomadas para o futuro, ao atravessar uma das crises mais graves, se não a mais, de toda História.
A websérie digital, faz parte de um projeto que consiste em uma revista impressa, o Guia da Mulher Empreendedora, e a Revista Digital da Rede.
Rede Goiana da Mulher Empreendedora – Presidida por Ludymilla Damatta, é hoje considerado maior grupo de empreendedorismo feminino do Centro-Oeste, com quase nove mil mulheres no Instagram e mais de 20 mil no Facebook. O grupo está presente em diversos municípios do estado: Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Piracanjuba, Caldas Novas, Itapuranga, Pirenópolis, Inhumas e Itaberaí.