Patricia Finotti

“Criei e sou coordenadora da Pós em Suicídio e Luto pelo Instituto Suassuna, a qual tive o prazer de montar toda a programação, junto com o amigo Danilo Suassuna.” Dra. Joice Lima (crédito: Cássio Cardoso)

 Francis Telles

Terapeuta sexual, Dra. Joice Lima viu seus atendimentos duplicarem em tempos de pandemia. Falar sobre sexo de forma descomplicada ficou mais fácil com o digital

@drajoicelima

No início da pandemia a incerteza tomou conta de todos. Momento de reorganizar as ideias. Para profissionais da área da medicina não foi diferente, conta a ginecologista e sexóloga Joice Lima. “Não dava para acreditar no que estava acontecendo. Eu me lembro da sensação que tive quando foi decretado lockdown, parecia que estávamos indo para uma guerra, coisa de filme. O consultório ficou fechado por um mês”, relembra a médica. Dra. Joice têm sua clínica é uma empreendedora que concilia várias atividades. Ela explica que um mês com a clínica fechada foi difícil. “A sorte foi que a cooperativa que participo ofereceu um adiantamento da média da produção dos últimos seis meses. Quando voltamos, foi preciso reduzir os horários de atendimento para evitar aglomerações. Foram vários meses com um rendimento menor”, pontua.

Reinvenção

Os trinta dias em casa trouxeram a oportunidade de intensificar os estudos. Ler e se atualizar. A médica fez diversos cursos on-line, assistiu lives e se conectou com pessoas do mundo inteiro. “Aprendi com professores que não teria a oportunidade de encontrar presencialmente. Iniciei as terapias na área sexual on-line e no que era possível realizar à distância dentro da ginecologia. Além disso, diante de tantas mortes e famílias enlutadas e do adoecimento psíquico das pessoas, vimos crescer a necessidade de formarmos mais profissionais habilitados para cuidar de pessoas enlutadas e com risco de suicídio. Criei e sou coordenadora da Pós em Suicídio e Luto pelo Instituto Suassuna, a qual tive o prazer de montar toda a programação, junto com o amigo Danilo Suassuna. Em 2018 presidi a comissão Científica do I FORUM de Prevenção ao Suicídio de Goiás, o que me trouxe conhecimentos e contatos com grandes profissionais que trabalham nessa área e são referências no Brasil”, destaca.

Sexo Descomplicado

Durante esse período de pandemia também surgiu a oportunidade de criar o podcast “Sexo Descomplicado”. A ideia é fazer uma abordagem leve da sexualidade e  autoconhecimento e uma nova relação com o próprio corpo, permitindo vivenciar o potencial de prazer que nosso corpo pode oferecer para homens e mulheres. Joice Lima, também pontuou a importância de participar da Rede de Mulheres. “Foi um verdadeiro presente! Eu já acompanhava a Ludymilla na rádio e era fã dessa mulher e admirava muito o trabalho dela de empoderamento feminino”. Quando você vê outra mulher cheia de ideias driblando a crise, se reinventando, isso nos dá energia para buscarmos novos caminhos”, finaliza.

Durante esse período de pandemia também surgiu a oportunidade de criar o podcast “Sexo Descomplicado”. A ideia é fazer uma abordagem leve da sexualidade e  autoconhecimento e uma nova relação com o próprio corpo, permitindo vivenciar o potencial de prazer que nosso corpo pode oferecer para homens e mulheres

Websérie Mulheres Empreendedoras 2021 – Idealizada pela empresaria e fundadora da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludymilla Damatta. O projeto consiste em entrevistas com quarenta empresárias goianas, que irão falar sobre os seus desafios, as perdas, a superação, a força, a coragem e a habilidade de se reinventarem. Também farão parte do registro, o que ficou de lição, e as decisões tomadas para o futuro, ao atravessar uma das crises mais graves, se não a mais, de toda História.

A websérie digital, faz parte de um projeto que consiste em uma revista impressa, o Guia da Mulher Empreendedora, e a Revista Digital da Rede.

Rede Goiana da Mulher Empreendedora – Presidida por Ludymilla Damatta, é hoje considerado maior grupo de empreendedorismo feminino do Centro-Oeste, com quase nove mil mulheres no Instagram e mais de 20 mil no Facebook. O grupo está presente em diversos municípios do estado: Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Piracanjuba, Caldas Novas, Itapuranga, Pirenópolis, Inhumas e Itaberaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.