Patricia Finotti

Ana Campos lidera uma equipe de mulheres, parceiras que se ajudam profissionalmente.(crédito: Cássio Cardoso)

Francis Telles

@atelieanacampos

Nem mesmo a pandemia foi capaz de frear a empreendedora Ana Carolina Campos, que abriu o próprio negócio e cresceu nesse período

 

Nem mesmo a crise causada pela pandemia do Covid-19, foi capaz de impedir que Ana Campos escalasse no Empreendedorismo. Ela sofreu dificuldades na vida profissional, por ser mulher. Carol precisou naquele momento empreender, é o que o mercado chama de “empreender por necessidade”. Porém apaixonada pelo que faz, a jovem percebeu que não precisava ter carteira assinada para se manter profissionalmente. Ana abriu o Ateliê Ana Campos. Salão especializado em penteados, cortes e maquiagem. O negócio cresceu durante a pandemia, na cidade de Itapuranga.

A jovem empreendedora trabalha com cabelos, em salão de beleza, desde os 12 anos de idade. Começou ajudando no salão de uma prima para aprender. “Aos 17 anos fiz meu primeiro curso profissionalizante, até então, só era auxiliar. Trabalhei em vários salões de beleza, aqui em Itapuranga”. Ana lembra que foi mandada embora de um emprego quando estava gravida. O que acontece com muitas mulheres, situação que transforma mulheres em mães empreendedoras.

Estar envolvidas com mulheres que têm a mesma visão me deu força. Isso me motivou muito, por quê mulheres empodeiradas, empodeiram outras mulheres

De acordo com dados do Ministério da Economia, o país registrou recorde no número de novas empresas abertas em 2020, e encerrou o ano com cerca de 20 milhões de negócios ativos, aumento de 6% em comparação com 2019. Muitas dessas novas empresas são lideradas por mulheres, que buscam no empreendedorismo uma opção de renda e de se desenvolver profissionalmente. “Fiquei muito triste e desesperada na época por perder meu emprego, mas mesmo em casa, as clientes começaram a me procurar pois gostavam muito do meu trabalho.

Muitas delas me incentivaram abrir o meu próprio salão”, conta Ana Carolina. O negócio que surgiu em 2020 só cresceu. Hoje o Ateliê Ana Campos, que ela comanda, conta com sete profissionais, que atuam na área da beleza. A jovem empreendedora lidera uma equipe de mulheres parceiras que se ajudam profissionalmente.

Rede de Mulheres Empreendedoras
“Estar envolvidas com mulheres que têm a mesma visão me deu força. Isso me motivou muito, por quê mulheres empodeiradas, empodeiram outras mulheres”.

Websérie Mulheres Empreendedoras 2021 – Idealizada pela empresaria e fundadora da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludymilla Damatta. O projeto consiste em entrevistas com quarenta empresárias goianas, que irão falar sobre os seus desafios, as perdas, a superação, a força, a coragem e a habilidade de se reinventarem. Também farão parte do registro, o que ficou de lição, e as decisões tomadas para o futuro, ao atravessar uma das crises mais graves, se não a mais, de toda História.

A websérie digital, faz parte de um projeto que consiste em uma revista impressa, o Guia da Mulher Empreendedora, e a Revista Digital da Rede.

Rede Goiana da Mulher Empreendedora – Presidida por Ludymilla Damatta, é hoje considerado maior grupo de empreendedorismo feminino do Centro-Oeste, com quase nove mil mulheres no Instagram e mais de 20 mil no Facebook. O grupo está presente em diversos municípios do estado: Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Piracanjuba, Caldas Novas, Itapuranga, Pirenópolis, Inhumas e Itaberaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.