Patricia Finotti

2PRÓ Comunicação

Mostra conta com 39 obras que, pela primeira vez desde a primeira edição, abre espaço para produções vindas do continente africano

De 10 a 16 de abril, o Videocamp disponibiliza a 6ª edição da Mostra de Cinema Negro de Sergipe (EGBÉ), que nesse ano aborda o tema “Memórias em trânsito, infâncias e afetos em África“. Para assistir aos filmes, basta entrar na seção Mostras, se cadastrar na plataforma e assim, no momento da sessão, será necessário apenas fazer o login. A programação também conta com lives, masterclasses e oficinas que estarão disponíveis no site da EGBÉ .

Pela primeira vez a mostra promove uma abertura à produções estrangeiras vindas do continente africano. Ao todo serão exibidos 39 filmes, que trazem narrativas sobre o resgate e reconstrução das memórias afetivas, que têm ganhado cada vez mais espaço na cinematografia. Além disso, mostra como cineastas negros têm buscado recompor esse lugar simbólico que tanto humaniza a sociedade: os recortes da vida afetiva compostos pelas experiências da infância.

“Desde o ano passado, a EGBÉ firmou uma bela parceria com o Videocamp. Parceria esta que permite uma maior difusão do conteúdo da Mostra de forma online, democratizando o acesso dos filmes que exibimos e criando um laço para que possamos criar uma janela ainda maior para a produção do cinema negro do nosso país”, diz Luciana Oliveira, produtora da EGBÉ.

A Mostra EGBÉ se dedica ao fortalecimento do cinema negro, através do compartilhamento de histórias e narrativas que endossam a resistência e o entendimento das suas realidades. Desde a sua primeira edição, busca abrir janelas para o cinema negro no estado de Sergipe, reforçando a autoestima preta das populações e se tornou um espaço de encontros de cineastas negros e espectadores de várias partes do país.

Sobre o Videocamp

O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Sobre a Mostra de Cinema Negro de Sergipe – EGBÉ

A Mostra de Cinema Negro de Sergipe é uma realização do Cineclube Candeeiro, Cacimba de Cinema e Vídeo e Rolimã Filmes e amigos voluntários que todos os anos compõem a nossa equipe para que esse evento aconteça. Historicamente, há um apagamento do povo negro no que tange a questões fundantes como cultura, arte, religiosidade etc. A EGBÉ surgiu há cinco anos, justamente a partir da necessidade de um grupo de cineastas negros de tornar acessíveis as produções audiovisuais de diretores negros pelo país afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.