
Atendimento AFG Comunicação
7º Icumam Lab, totalmente gratuito, acontecerá de forma online em outubro. Premiações envolvem serviços audiovisuais e apoio financeiro para desenvolvimento de projetos
Termina no dia 10 de agosto as inscrições para o 7º Icumam Lab. O Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste será realizado entre os dias 5 e 15 de outubro, integralmente online e gratuito. Serão selecionados seis projetos de longa-metragem ou série, na categoria ficção, representados, obrigatoriamente, por diretor e produtor de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Para seguir as recomendações dos órgãos de saúde diante da pandemia de Covid-19, o evento será na modalidade virtual, composto por uma série de atividades, palestras abertas ao público; consultorias gratuitas individuais e em grupo, para os projetos selecionados; pitching; e premiação. Tudo com profissionais consolidados no mercado, com experiência em formação e em treinamento profissional.
Os produtores e diretores dos projetos selecionados poderão participar também de atividades do BrLab, um dos mais expressivos e importantes laboratórios de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América latina, que acontecerá simultâneo ao 7º Icumam Lab.
Além da diretora Maria Abdalla, produtora com mais de vinte anos de experiência de mercado, a coordenação pedagógica é composta por André Novais Oliveira, diretor e roteirista; Fernanda De Capua, roteirista, diretora e produtora audiovisual; e Rafael Sampaio, produtor.
André Novais também está na comissão de seleção dos projetos inscritos, juntamente com Flavia Candida, curadora, cineasta e produtora; e Rafael de Almeida, realizador e pesquisador.
Inscrições e premiação
O laboratório busca por projetos com qualidades artísticas e técnicas, factibilidade e viabilidade de produção, potencial e originalidade de proposta, além de avaliar estágio de desenvolvimento e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados. Os interessados em participar do 7º Icumam Lab podem se inscrever pelo site http://www.icumam.com.br/lab_2021/, onde está todo o regulamento. Os selecionados serão divulgados no dia 9 de setembro de 2021.
O selecionado de maior destaque no 7º Icumam Lab ganhará o valor de R$ 5 mil, concedido pelo Projeto Paradiso, para formação ou desenvolvimento do projeto. Haverá também premiações, como serviços de pós de imagem e correção de cor, oferecidos pela Mistika e DOT Cine; consultoria individualizada de pitching pela Vermelho Filmes; e consultoria de produção executiva da C/as4tro.
Icumam Lab
O Icumam Lab é uma realização e idealização do Icumam Cultural e Instituto, que também realiza os projetos Goiânia Mostra Curtas, Cinema Popular e o Curso de Cinema – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais. Nesta edição, o Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste tem o apoio da Unimed Goiânia; apoio cultural do BrLab e do Projeto Paradiso; a colaboração de Mistika, DOT Cine, C/as4tro, Vermelho Filmes; divulgação Imprensa Mahon; e co-realização do Sesc Goiás.
Comissão de Seleção – 7º Icumam Lab
André Novais Oliveira – diretor e roteirista. Formado em História pela PUC-Minas. Temporada, último longa-metragem que dirigiu, teve estreia na mostra Cineastas do Presente do 71º Festival de Locarno e ganhou o prêmio de Melhor Filme no 51º Festival de Cinema de Brasília. Dirigiu também o longa Ela volta na quinta e os curtas Fantasmas, Domingo, Rua Ataléia, Pouco mais de um mês e Quintal (os dois últimos selecionados para Quinzena dos Realizadores em Cannes). Como roteirista, atualmente trabalha como profissional contratado em projetos de longa-metragem e realiza consultorias de roteiros. Foi tutor do Projeto Paradiso do Instituto Olga Rabinovich, jurado no 7º Laboratório de Roteiros do Porto Iracema das Artes (CE), da competitiva de roteiros de longa-metragem do FRAPA e do Festival Guiões. Junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, é sócio da produtora mineira Filmes de Plástico, desde 2009. Em 2021 lançou o livro Roteiro e diário de produção de um filme chamado Temporada, em que relata todo o processo de feitura do último longa. Temporada está disponível na Netflix Brasil.
Flavia Candida – curadora, cineasta e produtora. Egressa do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio especial do Júri no 35º Festival de Brasília do Brasileiro. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na programação e curadoria de diversos festivais e mostras, como Curta Cinema, Première Brasil (Festival do Rio), Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival Brasileiro de Cinema Cômico, Festival de Cinema de Vitória, Século XXI: Mulheres, Ação!, Cabíria Festival Mulheres & Audiovisual. Como analista e consultora de projetos, trabalha na seleção de laboratórios como BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, Plataforma Lab, Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste; consultoria no Lab de Projetos do Curta Cinema 2015 e seleção desde 2018.
Rafael de Almeida – realizador e pesquisador. É realizador e pesquisador de cinema e audiovisual. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com estágio de doutorado pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás – UFG. Tem experiência como diretor, montador, consultor de roteiros e curador. Seus interesses artísticos e científicos estão centrados hoje nos diálogos entre o cinema documentário, o filme-ensaio e o found footage.