Gabriel Furlan
Ao pensar em grandes nomes da ciência, muitas vezes nos lembramos de Charles Darwin (1809-1882), responsável pela Teoria da Evolução das Espécies, ou do alemão Albert Einstein (1879-1955), conhecido pela Teoria da Relatividade. Nem sempre é preciso ir tão longe para encontrar uma referência no tema. Com traços de Carminha Frufru, a brasileira física de astropartículas, Angela Villela Olinto, é a mais nova homenageada pelo projeto Donas da Rua.
Com o visual das personagens icônicas do Bairro do Limoeiro, a MSP retrata e destaca nomes que fizeram a diferença nas áreas em que atuam, sejam nas artes, ciências, esportes ou literatura. Professora da Universidade de Chicago e reitora da Divisão de Ciências Físicas e Matemáticas, Angela é membro da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Nacional de Ciências, que, em 2021, elegeu 120 membros (sendo 59 mulheres!). Esses títulos a colocam ao lado de grandes nomes da ciência, entre eles Einstein e Darwin.
Ao longo de sua carreira, ela fez inúmeras contribuições teóricas e experimentais sobre astropartículas que dizem respeito à história do universo. Entre elas estão pesquisas sobre a estrutura das estrelas de nêutrons (um dos possíveis estágios finais da vida de uma estrela), teoria inflacionária (que explica a origem do universo, surgimento das forças fundamentais da natureza, além do tempo e do espaço), origem e evolução dos campos magnéticos cósmicos, natureza da matéria escura e a origem das partículas cósmicas de maior energia como os raios cósmicos, raios gama e neutrinos.
Criado em 2006, o projeto Donas da Rua da História tem como objetivo trazer visibilidade às mulheres notáveis para que se tornem exemplo, incentivem e conscientizem outras meninas e mulheres de que todas são capazes de marcar a história da humanidade. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.
Angela Villela e todas outras homenageadas podem ser conferidas no site: https://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php .