Thalita Braga
Para comemorar os 8 anos do Sarau do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, a direção da unidade preparou uma programação especial para o projeto de humanização. Durante todo o mês de agosto, apenas profissionais do HGG irão se apresentar, de forma presencial e com todas as medidas de segurança. Anayse Amorim, Elda Carvalho e Lucimeire Nunes se apresentam nesta quinta-feira, 19 de agosto, a partir das 17 horas, no Jardim da Solistência. O trio, que já se apresentou no projeto Adote a Arte, se reúne novamente para levar alegria e momentos de descontração para colaboradores, pacientes e acompanhantes, com um repertório gospel.
Anayse Amorim, Elda Carvalho e Lucimeire Nunes contam que estão ansiosas pela apresentação. “Nessa correria, a música é onde encontramos um ponto de paz e preparar esse primeiro show para os pacientes é muito gratificante, é uma forma de darmos um pouco de nós para recuperação deles aqui no hospital”, afirmam.
Aniversário
O Sarau do HGG completa 8 anos neste mês de agosto como o primeiro e o maior projeto de humanização da unidade. Todas as quintas-feiras, desde a sua criação, o projeto tem o objetivo de atenuar as dores e acalentar os pacientes com apresentações musicais. Até o mês de comemoração do seu aniversário foram realizadas 342 apresentações, com a participação de 1.670 artistas e aproximadamente 498 horas de músicas ecoando pelos corredores do hospital.
Sobre o Sarau
Oficialmente lançado em 5 de agosto de 2013, após o HGG ser reestruturado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento tecnológico e Humano (Idtech), o Sarau foi o primeiro projeto de humanização implantado na unidade. Em seu oitavo ano, já se consolidou como um projeto que une o incentivo à cultura, o estímulo à produção musical regional e a promoção do bem-estar por meio da música.
Os benefícios foram comprovados por meio da pesquisa de mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG), que mostrou que os pacientes que participam deste projeto de humanização apresentam redução dos sintomas de ansiedade e depressão decorrentes do processo de hospitalização, o que contribui com o tratamento e melhoria da doença, dando respaldo ao slogan do projeto: “Porque nada é imune à música. Nem mesmo a dor.”
Serviço:
Sarau do HGG – 8 anos
Quando: 19 de agosto de 2021 (quinta-feira)
Local: Jardim da Solistência – HGG
Horário: 17 horas