Bastidores Comunicação
Chegou o mês mais gostoso do ano. O mês que é comemorado o Dia Nacional do Sorvete e o início da primavera. Isso mesmo!!! Dia 23 de setembro marca essas duas comemorações.
Para celebrar a data mais deliciosa do ano, a Toninho Gelateria programou uma verdadeira festa. Serão diversas atividades na loja da marca, como a distribuição de mini casquinhas para degustação, em sabores que serão apresentados pelo empresário e mestre sorveteiro Antônio Santos, exclusivamente para o dia; ações no semáforo; e parceria social com Hemocentro, onde doadores de sangue receberão gratuitamente o alimento como fonte de energia.
A comemoração pelo Dia Nacional do Sorvete, no dia 23 de setembro (sábado), acontecerá na loja Toninho Gelateria, que fica na Rua 15, esquina com T-53, no Setor Marista, em Goiânia, das 14h às 20h. Então, vale a pena chegar cedo. O dia do sorvete também poderá ser comemorado pelos pets, pois, a gelateria lançará picolé especial para eles.
Sobre o Dia Nacional do Sorvete (23 de setembro) – Celebrado desde 2002, o “23 de setembro” nasceu com o objetivo de expandir no Brasil a visibilidade do sorvete, marcando o início das estações mais quentes do ano, além de enfatizar os benefícios nutricionais do alimento e, ao mesmo tempo, estimular o aumento do consumo em todo o território nacional. Segundo a ABRASORVETES (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis), o sorvete é uma das sobremesas mais apreciadas pelo brasileiro, além de ser consumida durante o ano inteiro em todos os cantos do País.
No Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelados com faturamento acima de R$13 bilhões por ano – sendo que o consumo per capita de sorvete no País é de 4,73 litros em 2021. O consumo de sorvetes no Brasil, dividido por regiões, registra os seguintes percentuais: Sudeste (52%), Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%). Atualmente o Brasil contabiliza a geração de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. Do total, 92% são formadas por micro e pequenas empresas.
Origem do sorvete – Não se sabe ao certo a origem do sorvete, porém o primeiro relato das narrativas leva para antes mesmo da criação da geladeira, há mais de 3 mil anos, na China. Os chineses preparavam uma mistura de leite de arroz com neve. Como o leite na época era substância cara, a receita acabou se popularizando entre a nobreza.
Com o tempo, a mistura gelada se aperfeiçoou, com frutas e outros ingredientes. A sobremesa espalhou-se para outros continentes quando, em meados do século XIII, o embaixador Marco Polo, em uma de suas viagens ao oriente, experimentou o creme congelado com frutas. O viajante italiano aprovou a sobremesa e então decidiu no seu retorno a Itália levar com ele a receita – e assim, caiu nas graças dos europeus.
Na França, as considerações pelo doce são dadas a Procópio Coltelli, conhecido como “pai do sorvete”. Em 1686, o cozinheiro inaugurou em Paris o café “Le Procope”, onde ele vendia a iguaria. O estabelecimento é considerado a primeira sorveteria do mundo. Somente em 1835 a sobremesa gelada chegou ao Brasil, quando comerciantes compraram 270 toneladas de gelo para poder produzir a receita. Segundo historiadores, a demanda veio da coroa portuguesa, e para agradar a realeza, mercantes abriram a primeira sorveteria no país, no Rio de Janeiro. Desde então, as fórmulas de sorvete vêm ganhando aperfeiçoamentos.