zeroum comunicação / Larissa Mundim
A negalilu editora e a Livraria O Jardim recebem inscrições para a segunda edição da Residência Literatura até 27 de julho, pelo site www.negalilu.com.br , onde o edital do processo seletivo foi publicado. Com apoio da Lei Paulo Gustavo – Secult GO, o projeto é dedicado à formação de escritores/escritora e publicadores/publicadoras nascidos ou residentes em Goiás.
O programa da II Residência Literária da Livraria O Jardim conta com 138 horas/aula distribuídas em três eixos de trabalho: escrita, publicação e leitura. Ao longo de seis meses, 20 residentes selecionados terão acesso a conteúdos ministrados por profissionais de reconhecimento nacional, em aulas presenciais e on-line também. Para os participantes dos eixos escrita e publicação, o projeto prevê pagamento de bolsa-auxílio no valor de R$ 1.000,00 (valor bruto).
Para autoras e autores de prosa, inéditos e éditos, a residência literária programa aulas com o escritor Marcelino Freire e com a escritora Luana Chnaiderman, ambos com ampla experiência em tutoria para a escrita criativa. Os contos e crônicas produzidos ao longo dos cursos serão publicados pela negalilu editora, no livro editado e produzido pelos residentes do eixo publicação.
Profissionais ou estudantes atuantes ou interessados em atuar na cadeia produtiva do livro (como revisores, editores, designers gráficos, ilustradores e produtores gráficos), poderão se candidatar às vagas de residentes no eixo publicação. Os instrutores convidados para compartilhar conhecimentos com o grupo são: Paulo Verano (edição), Laura Del Rey (direção de arte e projeto gráfico), Lília Góes (produção gráfica) e Lari Mundim (coordenação editorial).
Leitura
A II Residência Literaria da Livraria O Jardim também contempla a leitura como eixo transversal de formação de escritores e publicadores. Para isso, a mediadora de leitura Izabel Lemos irá conduzir quatro encontros comentados sobre livros literários contemporâneos, no Coletivo Centopeia, em Goiânia. Estas atividades são gratuitas e não consistem em processo seletivo. As inscrições já estão abertas no site www.negalilu.com.br para os quatro encontros marcados de setembro a novembro deste ano.
Realizada pela negalilu editora e pela Livraria O Jardim, a residência literária teve sua primeira edição em 2022, com participação de Cidinha da Silva, Paulliny Tort, Tino Freitas, entre outros instrutores. Os residentes-bolsistas selecionados naquela ocasião criaram e produziram a antologia de contos e crônicas “Antes de agora”, publicada pela negalilu editora. Entre eles, novas escritoras e escritores goianos de destaque como Luiz Gustavo Medeiros, Cássia Fernandes, Pablo Mathias, Lavínia Mendes.