Ângela Falcão
O palacete é o mesmo. Mas a próxima CASACOR Rio vai ser bem diferente daquela que passou. Os arquitetos, designers de interiores e paisagistas que já começam a planejar os cerca de 40 espaços dessa 31ª. edição vão apresentar propostas inovadoras para cada ambiente. É um novo olhar — dessa vez mais contemporâneo – para um mesmo imóvel icônico. Mas, claro, preservando e protegendo a arquitetura original da Residência Brando Barbosa, que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), e recebeu também a edição passada da mostra.
A ideia é trazer espaços que sejam mais experimentáveis, mais próximos ao público que vai poder aproveitar melhor os pátios, jardins, áreas de entretenimento. E, também apresentar novos usos para os ambientes internos da casa principal que passam a ter soluções replicáveis em outros imóveis palacianos — conta Patricia Quentel, sócia-diretora da CASACOR Rio.
A primeira grande mudança será no circuito de visitação, que começará pelo antigo porte-cochère da residência. O segundo andar, onde no ano passado ficava a área íntima com quartos, home-office e sala de banho, traz uma proposta completamente diferente: de uma hospedaria para artistas residentes, com estúdios e áreas de uso comum. Outro ambiente que promete surpreender é a cozinha, um dos mais marcantes do ano passado, que nesta edição abrigará um café, permitindo que os visitantes aproveitem bastante aquele espaço. E ainda vem muito mais novidade por aí com um elenco que une nomes consagrados e jovens talentos, uma marca da mostra carioca.
A cozinha que tanto marcou a edição 2021 da mostra carioca ganha um uso completamente diferente em 2022: um café! / Foto: CASACOR RIO — André Nazareth
CASACOR Rio acontece de 12 de abril a 12 de junho, na Residência Brando Barbosa, um imóvel icônico rodeado por 12 mil metros quadrados de Mata Atlântica no coração do Jardim Botânico.