A Cia Teatral Oops!.., em parceria com a Enel Distribuição Goiás, apresenta os dois últimos espetáculos do projeto Manutenção Oops!.. 18 anos, neste fim de semana em Goiânia. No sábado (11), às 10h, a companhia encena a peça Desamor, no Parque Vaca Brava. Já no domingo (12), às 10h, é a vez da obra Mateus e Mateusa, no Parque Flamboyant. Os espetáculos, que receberam apoio por meio da Lei Goyazes, são gratuitos e abertos ao público.
Desamor conta a história do jovem casal Cândido e Anita, que se apaixona à primeira vista num entardecer de um dia qualquer. O primeiro encontro entre os dois é como a união entre o sol e a lua, o dia e a noite, o frio e o calor. Eles ficam abismados com a reciprocidade desse sentimento que surge de forma tão instantânea. Porém, a felicidade do casal é passageira, pois Anita sente a necessidade de partir em uma busca pelo mundo e por autoconhecimento, abandonando o companheiro. Cândido tenta resistir à vontade de procurar pela amada, mas seu coração é tomado por um vazio tão imenso quanto um deserto seco e árido. É então que o jovem resolve partir em busca de seu amor, em uma jornada que o levará a um mundo desconhecido, habitado por seres fantásticos.
Utilizando-se de elementos como a mímica e acrobacias circenses, os atores de Desamor narram a triste história de amor do casal de maneira lúdica, usando como composição cenográfica o espaço urbano do parque, propondo uma intervenção teatral no espaço público onde acontece a encenação. A trilha sonora é composta por uma mistura de sons clássicos do circo e da música pop rock, que dão modernidade ao romantismo dramático vivido pelos protagonistas da peça.
Por sua vez, a peça Mateus e Mateusa tem como enredo um divertido casal idoso que, cansados um do outro após 50 anos de união, acusam-se de abandono e vivem em pé de guerra. Em cena, a obra aborda a convivência familiar, suas relações, o consumismo e a futilidade. Pais de duas jovens, Odara e Odessa, que vivem disputando entre si a atenção do velho e rico pai, o casal octogenário Mateus e Mateusa são vitrines da passagem do tempo e da vida. A semelhança dos nomes das personagens sugere que Mateus e Mateusa e Odara e Odessa, são apenas faces de uma mesma moeda. Esta semelhança
A semelhança entre as personagens leva o público a percepção bruta do destino humano, irremediável, absurdo e cômico, de que na verdade, somos aquilo que mais odiamos. Com trilha sonora executada ao vivo pelos próprios atores, a peça insinua, de maneira engraçada, que a falência das relações humanas deriva do descaso da sociedade como um todo, para com as leis e os códigos que deveriam regê-la.
A Cia Teatral Oops!.. possui mais de 18 anos de história. Criada por João Bosco Amaral, em Goiânia, a companhia já se apresentou em países como Portugal, Espanha, México, Colômbia e Equador. O projeto Manutenção Oops!.. 18 anos foi lançado no final do ano passado e já apresentou espetáculos como Encantos, Olho, Arruda com Alecrim, Gato Preto e William Wilson. Em 2019, o projeto recebeu incentivo cultural da Enel Distribuição Goiás por meio da Lei Goyazes. Projetos que estimulam a cultura são de grande importância para a distribuidora. De outubro a dezembro de 2018, cerca de R$ 890 mil foram investidos em 10 projetos aprovados por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes. (Matheus Asafe)
Serviço
Projeto Manutenção Oops!.. 18 anos – Espetáculo Desamor
Quando – sábado (11).
Horário – 10h.
Local – Parque Vaca Brava Avenida T-10, Setor Bueno, Goiânia.
Projeto Manutenção Oops!.. 18 anos – Espetáculo Mateus e Mateusa
Quando – domingo (12).
Horário – 10h.
Local – Parque Flamboyant R. 15, Jardim Goiás, Goiânia.