Narelly Batista
Evento acontece no salão nobre do Congresso Nacional, no dia 05 de março, às 9h
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e a Skambau Produções realizam no dia 05 de março, o lançamento de uma nova versão do livro em quadrinhos “Maria da Penha nas Escolas”. De autoria de Manoela Barbosa e ilustrações de Zaia Ângelo, o projeto e livro será apresentado à bancada feminina do Congresso Nacional nesta oportunidade, dando início a uma mobilização para que a obra seja adotada pelas instituições de ensino de todo país.
Possível inicialmente graças a projeto aprovado em lei de incentivo e fomento do Governo de Goiás em 2016, a nova edição é um esforço independente da Skambau Produções que conta com impressões viabilizadas pela aprovação na Lei Paulo Gustavo do estado de Goiás e do município de Goiânia.
A obra conta a história de Maria da Penha, a farmacêutica brasileira que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta em combate à violência contra a Mulher e a sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. A história é adaptada pedagogicamente para jovens de 10 a 15 anos de idade e em versão braille para crianças com deficiência visual. Aos educadores, um Manual do Professor traz orientações e sugestões de atividades a serem realizadas a partir da leitura.
De acordo com Manoela Barbosa, a autora do livro, “o pedido da obra chega como uma encomenda social de jovens e educadores do interior de Goiás, que naquele momento viviam as angústias de não possuírem material didático específico para discutir pautas sensíveis como essa. A partir daí começamos a buscar formatos adequados para construir uma discussão que pudesse atingir crianças e adolescentes de um jeito lúdico e educativo”.
A repercussão e atualização da obra
A repercussão do lançamento em 2022 na Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia, que teve o apoio da Ouvidoria da Mulher e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Goiânia, resultou na distribuição de mais de 15 mil exemplares em 22 cidades do estado de Goiás, com ações em 45 unidades de ensino e distribuição de mais de 200 exemplares da versão ampliada e em braille para escolas e salas de atendimento educacional especializado, além de um esforço coletivo da rede de enfrentamento contra a violência de gênero e da mulher, que oportunizou uma atualização e nova versão da obra.
Nesta atualização, Zaia Angelo surge presenteando o projeto com suas ilustrações. A artista plástica e escritora goiana viu no livro em quadrinhos Maria da Penha nas escolas, o estímulo que sempre a moveu na produção de suas telas e que também a levou a expor uma de suas obras no Carrousel du Louvre durante a Semana de Arte de Paris quando tinha apenas 15 anos de idade. Com o novo roteiro e as novas ilustrações, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, a deputada Lêda Borges, a qual acompanha desde 2022 a circulação da obra em Goiás, avaliou as modificações como “um amadurecimento necessário na conscientização sobre os crimes de gênero”. Fator que a fez, inclusive, apoiar o lançamento da nova versão do livro em quadrinhos “Maria da Penha nas Escolas”.
A obra também conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa de Goiás, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Federal, do Instituto Maria da Penha, do Instituto Idheias, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA, da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Ceará, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Universidade Estadual de Goiás e da Universidade Federal de Goiás.
SERVIÇO
Lançamento do projeto e livro em quadrinhos “Maria da Penha nas Escolas” no Congresso Nacional
Data: 05 de maio
Horário: 9h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados