Patricia Finotti

Ana Paula Mota

A Escola de Dramaturgas em Goiás é a primeira do Brasil e suas aulas terão início em março. As inscrições estão abertas e a participação é totalmente gratuita. 

A partir do dia 29 de fevereiro a Escola Latino-americana de Dramaturgias Emergentes recebe inscrições de artistas mulheres residentes em Goiás, interessadas em produzir os seus próprios textos cênicos. O formulário de inscrição está disponível em https://www.instagram.com/escoladedramaturgas. Podem se inscrever artistas mulheres com mais de 18 anos e que comprovem residência e atuação artística no estado de Goiás por pelo menos 2 anos.

Com início em março e fim das aulas em julho, ao todo, serão ofertados cinco módulos mediados por dramaturgas brasileiras e de mais três países latino-americanos. Os temas de cada encontro são: Análise de Textos Dramáticos; Dramaturgias Próprias: Corpos e Personagens Femininas em Cena; Narrativas para Crianças; Palavras Necessárias; e Dramaturgias Emergentes.

O projeto da Escola Latino-americana de Dramaturgias Emergentes realizado em Goiás conta com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, através do edital nº15/2023 – Ações Formativas Em Goiás.

Ao final da formação, um livro com dramaturgias inéditas será publicado como resultado das atividades de formação da Escola.

Metodologia reconhecida pelo Banco de Saberes Iberoamericano

A dramaturga e atriz Takaiúna é quem coordena esse projeto. Segundo a artista, Goiás entra para a história do teatro brasileiro como sendo o território onde é criada a primeira escola de dramaturgas. “A escola é voltada para o processo de formação de mulheres, artistas da cena, que desejam contar suas próprias histórias”, comenta a idealizadora da Escola, que também explica o que envolve o que ela chama de “Dramaturgias Emergentes”, uma metodologia criada por ela própria, que vem pesquisando dramaturgias de base comunitária desde 2017: 

“Pesquisando o teatro e a escrita para a cena em ambientes de formação comunitária, eu pude criar um método de escrita e de interpretação do eu chamo de Dramaturgias Emergentes. Aí, em 2022 esta metodologia foi reconhecida como tecnologia social pelo Banco de Saberes Iberoamericano, que através de projetos específicos une memória, patrimônio museológico, memória social, ação cultural comunitária e migrações. Então, essa Escola de Dramaturgas, em Goiás, é fruto do desenvolvimento dessa metodologia de trabalho já realizada através de oficinas e cursos em vários locais no estado de Goiás, mas também nos estados do Ceará, Minas Gerais, Pará, Maranhão e em países como o México, Bolívia, Argentina e Equador.”

Para esta primeira turma de participantes, a Escola oferecerá 60 horas aulas, divididas em cinco minicursos. Duas brasileiras serão as mediadoras dos minicursos, Takaiuna e Clarice Costa. Além delas, Claudia Eid, dramaturga boliviana, e outras duas dramaturgas de países latino-americanos, que estão sendo selecionadas por meio de convocatória. Ao final da formação será publicado um livro com o resultado das criações das artistas participantes.

SERVIÇO:

Inscrições de alunas para primeira turma da Escola Latino-americana de dramaturgias emergentes

Período de inscrições: 29/02 a 03/03

Formulário de inscrições: https://www.instagram.com/escoladedramaturgas/

Público-alvo: Mulheres, artistas da cena, com mais de 18 anos

FORMAÇÃO GRATUITA

Vagas: 20 . Vagas destinadas exclusivamente para mulheres artistas

Datas das aulas: de março a junho de 2024

  • Módulo 1 – Análise de textos dramáticos – 05 a 08/03 – das 9h às 13h

  • Módulo 2 – Dramaturgias Próprias: Corpos e Personagens Femininas em Cena – 16 a 19/04 – das 9h às 13h

  • Módulo 3 – Narrativas para crianças – 14 a 17/05 – das 9h às 13h

  • Módulo 4 – Palavras Necessárias – 11 a 14/06 – das 9h às 13h

  • Módulo 5 – Dramaturgias Emergentes – 09 a 12/07 – das 9h às 13h

Mais informações::

https://www.instagram.com/escoladedramaturgas/

escoladedramaturgas@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.