OlhO Comunicação
A Ilha dos Ilús, de Paulo Miranda, integra a programação do Dia Internacional da Animação, que também contará com exibição de mostra infantil e uma retrospectiva em homenagem a Diego Akel, artista homenageado desta edição do DIA. Evento é gratuito e acontece no Cine Cultura, na Praça Cívica, em Goiânia
O sábado (29) é de diversão garantida para todas as idades durante a programação da 15ª edição do Dia Internacional da Animação – DIA, que está sendo realizado no Cine Cultura, na Praça Cívica, em Goiânia. A exibição dos filmes é gratuita. O evento começa às 16 horas com a mostra de curtas infantis, mas não para por aí. Às 17h30 tem a pré-estreia do primeiro longa-metragem de animação produzido em Goiás, A Ilha dos Ilús (Paulo Miranda), e às 19h30, a mostra retrospectiva em homenagem a Diego Akel, com trabalhos realizados entre 1999 e 2022, com presença e participação do artista.
A Ilha dos Ilús
A edição do DIA de 2022 guarda um marco histórico para a animação goiana, com a pré-estreia do primeiro longa-metragem do gênero produzido em Goiás. A Ilha dos Ilús, com direção de Paulo GC Miranda, tem 85’49” e narra a história de Pocó, um cachorro prestes a nascer, e que habita a ilha, onde vivem todos os animais antes de virem para o mundo.
“O longa traz uma narrativa simples, mas em um universo rico de possibilidades. Foram cinco anos de produção e sete anos de trabalho”, conta o diretor Paulo Miranda, explicando todas as dificuldades que tiveram para tornar o primeiro longa de animação goiano uma realidade. “É uma luta para aprovar o projeto, outra para receber o recurso, uma nova luta para captar recursos extras, para começar a produzir, para continuar a produzir e outra para finalizar! (risos) Vale lembrar que no meio de tudo isso ainda teve a pandemia, que nos forçou a remanejar o nosso processo de produção”, revela.
O diretor conta, ainda, que a ideia surgiu de uma conversa sobre os animais com o seu filho, quando ele era bem pequeno. “É um longa infantil, que tem um público especial. Manter crianças sentadas durante 1h25 é um desafio. Crianças são muito sinceras”, diz. O pioneirismo é sinônimo de orgulho para o diretor, mas que vem acompanhado de muita generosidade: “Ser o primeiro longa-metragem goiano é um triunfo compartilhado. A gente tem muita consciência disso. Foi o resultado da capacitação continuada de iniciativas como a Escola Goiana de Desenho Animado; foi resultado da luta do setor audiovisual fora do eixo para dividir os recursos; e de políticas públicas municipais, estaduais e federais que fizeram a nossa produtora, a Mandra Filmes, se manter em pé durante estes 20 anos. Também foi resultado de todos e todas que continuam lutando e produzindo e não deixando o mercado audiovisual arrefecer. Esse filme, eu vejo como o resultado de tudo isso; e é uma honra tremenda a gente poder exibi-lo em Goiânia, com a pré-estreia no DIA, e estar representando o nosso estado em vários lugares”. A pré-estreia será às 17h30 e a classificação é livre.
Mostra infantil
Mais cedo, às 16 horas, e também com classificação livre, dez curtas fazem a alegria da criançada na sessão dedicada totalmente a elas. São eles: Curta Diferenças, O Papagaio e a Pipa, O templo do Rei, Flamlet, Aquarelado, Shazem!, Erêkauã, Sai de Baixo (Pixelito Episódio 02) e Aurora, a Rua que queria ser um Rio. A sessão tem duração de 50’03”.
Retrospectiva Diego Akel
Uma das referências mundiais em cinema de animação experimental é o artista cearense Diego Akel. O Dia Internacional da Animação presta homenagem ao artista, com uma retrospectiva de sua obra entre os anos de 1999 e 2022.
A mostra contará com a presença e participação de Akel que também finaliza, no sábado, a oficina de animação gratuita – uma das atividades da 15ª edição do DIA. A sessão terá 45’ de duração e contará com 21 obras, incluindo o primeiro filme do artista, ainda uma produção amadora de 1999. A classificação é livre para todas as idades.
15º DIA
A programação do DIA faz uma pausa no domingo (30), devido às eleições, e retorna no dia 31, com as sessões “Mulheres Pioneiras da Animação Brasileira”, “Mostra Fantástica de Animação” e a “Mostra com Legendas Descritivas para pessoas com deficiência auditiva”.
Sobre o Dia Internacional da Animação
O Dia Internacional da Animação é realizado anualmente, em outubro. Foi criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA e é realizado em mais de 30 países. No Brasil, a data foi adotada em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA, que coordena o evento nacionalmente em parceria com mais de 200 cidades.
Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da MMarte Produções e da Na Toca Produções, com apoio da Escola Goiana de Desenho Animado e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.