Patricia Finotti
A Presidente da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludymilla Damatta, recebeu na última quinta, dia 14, a comenda Berenice Artiaga. A solenidade aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, através da propositora do deputado estadual e atual presidente do PSD Metropolitano, Simeyzon Silveira, evidenciando os relevantes serviços prestados pela empresária, que tanto luta pelo empreendedorismo feminino em Goiás.
Comenda Berenice Artiaga
Foi a primeira mulher a se eleger deputada estadual no Brasil, em 1950. Por conta da tradição política que fez dela a primeira parlamentar do país, ela é hoje nome de uma homenagem concedida anualmente pela Assembleia Legislativa a mulheres que se destacam.
Sua história – Em 1950, a política em Goiás dividia-se entre PSD e UDN. Seu marido, o militar e político Getulino Artiaga, era muito ligado a Pedro Ludovico e disputava a reeleição como deputado estadual pelo PSD. Porém, num comício, em Nova Aurora, foi assassinado a 20 dias das eleições. Então, o PSD decidiu lançar sua candidatura em lugar do marido morto, sendo ela eleita. Depois, ainda reelegeu-se deputada em 1954, permanecendo na Assembleia Legislativa até 1958.
Ela teve três filhos com Getulino Artiaga: Índio, Indiara e Ibirá. O legado política da família, seu pai e um de seus irmãos também eram políticos, foi herdado pelo filho mais velho Índio do Brasil Artiaga, que foi prefeito de Goiânia, de 1979 a 1982, eleito pelo colégio eleitoral.