O projeto que iniciou como lives no Instagram, agora pode ser acompanhado também como podcast
Durante os meses de setembro a dezembro de 2023, a jornalista Patricia Finotti entrevistou quatro casais que tiveram seus negócios duramente afetados no início da crise sanitária, passando por várias situações privativas, que provocaram a necessidade de se adaptaram às novas demandas, e por fim, conseguirem ao final de 2021, verem suas empresas crescerem de modo que jamais haviam imaginado. O projeto “Como a pandemia ampliou o meu negócio” mostra os desafios que estes empresários passaram e quais as ferramentas utilizadas que promoveram mudanças positivas e crescimento para cada negócio.
A jornalista conta que incialmente concebido para o Instagram, mas, que é possível assistir as entrevistas no YouTube, também. “Com a repercussão positiva deste trabalho, sentimos que era interessante ampliar a exposição para outras plataformas, e agora temos o podcast no perfil do portal no Spotify.” ressalta Patricia Finotti.
Como a pandemia ampliou o meu negócio, em quatro episódios no Spotify
No primeiro episódio, a conversa é com o casal Rosana Oliveira de Almeida e Carlos Alberto Renosto, que no início da pandemia, tinham a atenção voltada apenas para os negócios relativos a empresa que são donos em Rio Quente, Goiás, uma loja que comercializa moda beachwear, artesanato regional e souvenires. Os empresários que tiveram sua loja fechada pelas medidas de mitigação, abriram em julho, de 2022, duas novas empresas, uma focada em produtos de artesanatos típicos da região centro brasileira, e uma fábrica de chocolates, com sabores tradicionais e regionais exclusivos do cerrado goiano
Já no segundo episódio, a jornalista traz a história dos publicitários Thays e Bruno da Costa, que falaram sobre a necessidade de não esmorecer diante as dificuldades, e se reinventarem. Segundo eles, a empresa não perdeu nenhum cliente, mas, ao contrário, viu a sua carteira ser ampliada com negócios diversos, no modelo de home office, durante a pandemia, o que os fez procurarem por uma equipe de colaboradores e a ampliarem sua infraestrura.
Para o terceiro, Najla Uchoa e Pedro Durães, são os empresários convidados. Durante a conversa, eles falaram sobre os desafios de uma academia de esportes fechada, entre decretos que ora permitiam a abertura, ora proibiam. Hoje os empresários administram três espaços esportivos, e atualmente preparam, cursos e mentorias de formação de profissionais, para aqueles que queiram trabalhar com esportes aquáticos, seja como proprietários de escola, com a parte administrativa, seja com a metodologia de aula, treino de equipe ou personal.
No último episódio, os empresários Ana Carolina de Almeida Marques e Daniel Marques, relatam sobre todas as dificuldades causadas pela crise sanitária, sobre quando efetivaram o negócio, que iniciou como um trabalho paralelo, e ampliaram a carteira de empresas internacional em Marketing Digital, planejam ainda, dobrar o quadro de colaboradores, e efetivarem a consolidação de uma startup, neste ano.
Portal Patricia Finotti no Spotify
Além do projeto Como a pandemia ampliou o meu negócio, que já está disponível no streaming, o perfil do portal conta também com uma playlist composta por 24 músicas nacionais e internacionais, entre românticas, rock e sertaneja, que relembram outro projeto, o Conversa Despretensiosa com as Músicas que marcaram…disponível em formato de lives no perfil do Instagram do portal. Dentre as músicas selecionadas, os destaques são Don´t forget to remenber do Bee Gees, I Should Have Known Better interpretada por Jim Diamond. Os reis Elvis Presley e Roberto Carlos, e ainda algumas da trilha da novela Pantanal, que foi o tema de uma das lives, e muitas outras.
Conversa Despretensiosa com as Músicas que marcaram…
A jornalista Patricia Finotti e o empresário e músico, Wagner Felipe Filho, realizaram quatro lives entre junho de 2021 e janeiro de 2022, em que relembraram músicas que fizeram parte de suas vidas, seja de trilhas de novelas que assistiam quando crianças, ou mesmo de canções que embalaram as festas de quando eram adolescentes, ou ainda, relacionadas a acontecimentos que marcaram situações entre seus amigos e familiares.
Durante as lives, comentavam as histórias dos interpretes e das músicas, bem como a ocasião que conheceram as mesmas. “Como estávamos vivendo um momento de isolamento, em que a mitigação não nos permitia encontrar com nossos familiares e amigos, foi a forma que descobrimos de estar mais próximos a essas pessoas queridas.” revela o empresário, que conta que durante os bate-papos havia uma interação bacana entre a audiência, que também comentava sobre as escolhas musicais.
Algumas das lives, tiveram convidados que os ajudaram a relembrar de diversas canções e lembranças marcantes.
Acesse o perfil no Spotify, aqui.
No Instagram, acesse aqui.
No YouTube, acesse aqui.