Salatiel Cicero
O espaço, além de ser dedicado à leitura, vai proporcionar vivências culturais, por meio da dança e música, para crianças, adolescentes e jovens, do Distrito de Upatininga, Zona Rural de Aliança, na Mata Norte de Pernambuco
Já está em pleno funcionamento, na Zona da Mata Norte do Estado, a primeira biblioteca comunitária inaugurada pelo Ponto de Cultura 15 de Novembro. O espaço, instalado no Distrito de Upatininga, Zona Rural do município de Aliança, foi entregue à comunidade local dentro das comemorações de 135 anos da Banda Musical 15 de Novembro. Com um acervo de mais de 350 obras e acesso gratuito à internet, a biblioteca leva o nome da professora de escola pública, Severina Ferreira da Silva, a dona Bibi Ferreira, que participou da solenidade de entrega do novo equipamento cultural de leitura da região.
A biblioteca conta com várias obras voltadas para o público infantil, infanto-juvenil, além de livros paradidáticos, e com recortes temáticos, a exemplo de música, dança, cultura popular, entre outros temas e abordagens sociais e culturais. “Este é um sonho que estamos tirando do papel. Desde 2013, a nossa comunidade já vinha sentido a necessidade de ter um espaço de conhecimento como esse. Aqui, pretendemos estimular a leitura na comunidade de Upatininga.” explica o presidente da instituição, Leandro. “Também queremos ser um espaço que dialogue com outras linguagens, como formação artística mais completa para as crianças e jovens da nossa instituição, articulando música, dança e leitura Ou seja, estimulando para um ambiente que une prática da cidadania ativa, promovendo a participação coletiva em ações sociais transformadoras.” finalizou.
A Biblioteca Professora Bibi é uma extensão da Biblioteca Mestre Batista, mantida, atualmente, pelo Ponto de Cultura Mestre Batista, no Distrito de Chã de Camará, também em Aliança. “A ideia da biblioteca é fruto, também, de um trabalho que fizemos aqui na comunidade há dez anos, que foi a Mostra Infantil Cinemata, e o Cineclube da Biblioteca Mestre Batista. E, dois anos depois, com duas edições realizadas, da Mostra Infantil Cinemata, com atividades voltadas para as mamães e crianças da primeira infância, de 0 a 02 anos. À época, foram mais de 200 crianças alcançadas nas exibições e atividades ofertadas. Todo esse movimento foi o que nos trouxe até aqui” conta o produtor cultural, Ederlan Fábio.
A Biblioteca Professora Bibi Ferreira terá, entre outras atividades, ações formativas e de contação de histórias comprometidas com o trato de temas como o combate ao preconceito, a eliminação as disparidades de gênero na educação, a garantia da igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis. “ Acreditamos que a união da educação e cultura são passaportes para o futuro das crianças e jovens de nossa comunidade. Pensando nisso, queremos, por meio deste equipamento, que o público possa se apropriar sobre a nossa própria história, com respeito às pessoas com deficiência; reconhecimento à nossa identidade e ancestralidade aos povos indígenas” explica o educador social, Adri Popular. “Sem dúvidas, vamos conquistar muitos aprendizados, como trato dos direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.” reforçou.
A solenidade contou,ainda, com a participação da gestora de cultura popular, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, Wanessa Santos. Na ocasião, ela destacou a importância do Estado contribuir para políticas públicas de leitura. ” Estamos orgulhosos em poder somar esforços na abertura deste espaço. A Mata Norte é um celeiro cultural, que além da tradição das brincadeiras populares, têm em seus pilares a leitura e literatura popular como um agente de transformação, memória e salvaguarda. Cabe a nós apoiar, incentivar e celebrar”, comemorou.
Inicialmente, a Biblioteca Bibi Ferreira vai estar de portas abertas sempre aos sábados, no horário das 08h às 17h, com acesso gratuito à visitação, com espaço para leitura e serviço de empréstimo de livros. Atualmente, a biblioteca conta com a parceria da Editora Bela Vista Cultural, a Biblioteca Mestre Batista e a Secretaria de Cultura de Pernambuco, responsáveis por doarem algumas obras. Interessados em doar livros podem entrar em contato por e-mail: pontodecultura15denovembro@
Sobre Severina Ferreira da Silva: Ela é uma das mais antigas sócias da Banda 15 de Novembro. No auge dos seus 88 anos, sempre apoiou e promoveu o incentivo à leitura e educação na comunidade de Upatininga. Muito conhecida na comunidade, Bibi Ferreira é uma referência na educação em Aliança, tendo sido professora de muitos músicos que já passaram pela instituição. Uma vida dedicada à educação que será sempre lembrada através das ações desta biblioteca.
Serviço
O quê: Ponto de Cultura 15 de Novembro inaugura biblioteca professora Bibi Ferreira
Onde: Distrito de Upatininga, Zona Rural de Aliança, na Mata Norte
Horário: Sábados, no horário das 08h às 17h