Patricia Finotti

(crédito: arquivo pessoal Divino Damasceno)

Adma Cozac

Evento de lançamento acontece na Cidade de Goiás, conta com a presença do autor, sarau, apresentações artísticas e mais
A vez da poética goiana! O Auditório do Centro Administrativo, no Setor João Francisco, localizado na Cidade de Goiás, cerca de 142 quilômetros de Goiânia, será palco do lançamento do livro “Sob as Faces do Tempo” (Editora Versejar), do escritor Divino Damasceno (PcD), de 67 anos. O evento acontece neste sábado (3 de agosto), a partir das 18 horas e tem entrada gratuita.
No local, além da presença do autor, o público poderá conferir apresentações musicais, sarau e a exibição do curta-metragem “D’outono”. Na ocasião ainda estarão disponíveis obras renomadas de Damasceno, sendo elas: “Eis a Paisagem das Ruas”, “Sombras de Outono”, “Outros Versos Mais”, “Farrapos” e “No Fundo das Horas”.
A publicação inédita, “Sob As Faces do Tempo”, conta com 354 páginas e traz uma seleção de antologia poética do artista vilaboense. O projeto foi lançado este ano com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
Sobre o autor e a escrita
O poeta Divino Damasceno reside na Cidade de Goiás a e produz seus poemas em casa, no seu quarto, diariamente. Divino nasceu em 27 de junho de 1957 em um sítio no Distrito de Buenolândia (GO). Com o êxodo rural em 66, mudou-se aos 8 anos para Cidade de Goiás, onde reside até hoje. Damasceno tem paralisia e é paraplégico desde seu nascimento. Tendo na poesia, além de processo criativo, uma espécie de escrita terapêutica, que o auxilia a lidar com as mazelas da vida.
“Comecei a escrever com carvão, depois passei para o grafite”, recorda Divino sobre o início da do seu processo literário. Para ele, o fazer poesia se tornou “uma necessidade”. “Não acredito que haja inspiração, e sim, que fui trabalhando e foi a minha necessidade para passar meu tempo, como deficiente… Sou apaixonado na poesia. Eu trabalho todo dia, já cheguei a escrever um livro por dia”, afirma.
Damasceno possui no currículo diversos prêmios, a nível municipal, estadual, nacional e internacional. O primeiro foi concebido pela Rádio 13 de Maio, em 1986, como o melhor poema do ano, com a obra “Sombra dos Mangueiras”.
O segundo foi conquistado na Itália, em 2014, mais precisamente na Sicília, na Cidade de Giardini Naxos. Trata-se, do Prêmio Poesia, Prosa e Arti Figurative da L’Accademia Internazionale Li Convívio, com o livro “Baú de Cinzas” e “Farrapos”.
Em 2019, conquistou o Prêmio Hugo de Carvalho Ramos, com a publicação de “Outros Versos Mais”. Em 2020, foram duas premiações: uma em São Paulo, denominada Poetas além do Tempo e outra em Aparecida de Goiânia, o Prêmio de Publicação de Livros de Aparecida de Goiânia. Em 2021, Divino foi agraciado com o Diploma Comenda do Mérito de Cultura Júlio Vilela da Câmara Municipal de Goiânia.
“Acredito que passei por muitas dificuldades, mas escutei muita música boa na minha juventude, como Beto Guedes, Beatles, sou de um tempo de muito entusiasmo, sou muito humanista, acredito muito na espiritualidade, tenho vontade de conhecer outros ambientes. A vida é uma garimpagem, a gente tem que tentar achar o melhor da vida, o poema é meu diamante”, reflete ele, sobre as suas vivências.
A vida de Divino, alheias, já foi parar nas telonas. Sua trajetória foi contada em 2006, no documentário “Percorrendo Caminhos”, dirigido por Lázaro Ribeiro. Em 2021, ele participou do curta-metragem “Depois de Cora” (exibido no FICA), narrando sua vida e obras, dirigido por Lak Shamra e Laura Freitas.
Serviço:
Lançamento do Livro “Sob as Faces do Tempo” – Editora Versejar
Quando: Sábado (3 de agosto), a partir das 18 horas
Local: Auditório do Centro Administrativo, na Praça Jornalista Goiás do Couto, Qd. 01, Lt. 05, S/N, no Setor João Francisco – Cidade de Goiás
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.