Material gratuito está disponível para download e auxiliará coordenadores, professores e educadores a planejarem e realizarem visitas a museus, com orientações gerais, dicas e roteiros educativos
Segundo dados do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), mais da metade (51,9%) dos museus brasileiros não possuem núcleos educativos. E aproximadamente 60% dos museus do cadastro nacional declararam possuir apenas de 1 a 10 funcionários (ref. publicação Museus em Números). Diante desse cenário, a Parceiros da Educação lançou nesta quinta-feira (22) a publicação Caderno Digital Sobre Educação em Museus. Resultado do Projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola, que entre setembro e dezembro de 2017 levou 2,8 mil alunos, professores e familiares de escolas da rede estadual de São Paulo a museus da capital, o material gratuito está disponível para download no site da Parceiros da Educação (www.parceirosdaeducacao.org.
O Caderno possibilitará que coordenadores e professores e demais profissionais da educação programem e alinhem suas visitas ao conteúdo curricular e fomentem debates em sala de aula entre os estudantes participantes alinhados aos conteúdos observados durante as visitas. Segundo Lúcia Fávero, diretora executiva da Parceiros da Educação, um exemplo do que pode ser levado para a sala de aula com a utilização do roteiro é a discussão de temas transversais relacionados aos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), como diversidade social, étnica e cultural. “São discussões interdisciplinares que vão potencializar o aprendizado do aluno e despertar o interesse pela arte e pelos acervos dos museus, incentivando a valorização do patrimônio cultural”, afirma.
Desenvolvido em estreita conexão com os já consolidados trabalhos aplicados pelos núcleos educativos dos museus participantes, o material tem como mote a complementação e a oferta de novas possibilidades de interações com os acervos em questão por parte do público escolar e geral. Segundo Ana Luiza Borges, sócia-diretora da Tomara! Educação e Cultura, que faz a coordenação técnica do Projeto, “com o caderno em mãos, mais oportunidades de interagir com a cidade por meio de seus patrimônios históricos e culturais estarão ao alcance do público em geral, sendo que momentos de aprendizagem significativa os acompanharão certamente nessas jornadas”.
O projeto – Entre setembro e dezembro de 2017, foram realizadas cerca de 80 visitas educativas nos seguintes espaços: Memorial da Resistência de São Paulo, Museu Afro Brasil, Museu da Imigração do Estado de São Paulo e Pinacoteca do Estado de São Paulo, com o apoio de equipe pedagógica e doze educadores formados e alinhados com os núcleos educativos dos museus. Participaram das visitas estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, pais, responsáveis e professores de 20 escolas estaduais localizadas na capital e região metropolitana, além de escolas das cidades de Santos, Americana, Campos do Jordão, Praia Grande, Ibiúna, Pindamonhangaba e São José dos Campos.
O Projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola foi uma realização da Parceiros da Educação e da Tomara! Educação e Cultura por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo) e conta com o patrocínio do Instituto Votorantim e apoio da Suzano Papel e Celulose e Grupo Pereira. (Mira Comunicação)