Isadora Melo
Dia 23 de novembro, na Praça da Antiga Estação Ferroviária da cidade de Ouvidor, acontecerá o desfile dos ternos de congadas de 8 municípios goianos que contará com cerca de 1000 dançadores e marcará o encerramento do 1º Encontro Estadual de Congadas
A programação extensa do 1º Encontro Estadual de Congadas de Goiás se encerrará em 23 de novembro com um emocionante cortejo dos ternos na cidade de Ouvidor – GO. Será a primeira vez que 20 ternos de congadas e 1000 dançadores se reúnem no estado, estão previstas 8 horas de desfile e o evento promete ser um marco na valorização e preservação da cultura das congadas.
A 1ª edição do Encontro Estadual de Congadas de Goiás é uma celebração da cultura popular, considerada patrimônio imaterial do estado. O evento reúne os Ternos de Congadas dos municípios de Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Goiânia, Itumbiara, Nova Aurora, Cumarí e Urutaí.
O Projeto idealizado por Clícia Feitosa, Secretária de Cultura do Munícipio de Três Ranchos, conta com a realização da Anunciação Cultura, apoio da Lei de Incentivo à Cultura da CMOC Brasil.
O 1º Encontro Estadual de Congadas de Goiás começou em 10 de outubro de 2024, na Vila Cultural Cora Coralina em Goiânia, com a abertura da exposição fotográfica “As Congadas de Goiás” de curadoria de Fernando Corrales, que percorrerá mais três municípios goianos. No dia 15 de outubro de 2024, na Câmara Municipal de Ouvidor, foi lançado o livro infantil “Congadas no Sudeste de Goiás”, escrito por José Luiz Vaz e ilustrado por Yuro. Os 1.500 exemplares da obra serão distribuídos nas escolas municipais de Catalão, Ouvidor e Três Ranchos. Além disso, o encontro também ofereceu oficinas para professores e educadores das escolas municipais da região, visando introduzir a cultura das congadas aos alunos do ensino fundamental.
A congada é, acima de tudo, uma experiência a ser sentida, uma celebração da vida, da fé e da herança cultural. Cada atividade promovida pelo 1º Encontro Estadual de Congadas de Goiás se torna um elo vital na corrente da história, garantindo que a beleza e a resiliência da congada continuem a inspirar e a educar.
Sobre a Exposição Fotográfica As Congadas de Goiás
A exposição destaca a rica tradição das congadas por meio das fotografias de oito talentosos fotógrafos: Maysa Samira Abrão, Fernando Corrales, Fernanda Azevedo, Caroliny Anteria, Fernando Cândido, João Antônio Gomes Tavares, Pedro Paulo Ferreira e Lucas Machado. Eles capturaram a essência, emoção e história de uma tradição que perdura no tempo e enfrenta adversidades. Preservar a memória das Congadas é assegurar que as futuras gerações compreendam e valorizem suas raízes culturais.
A mostra composta por 80 fotos, que já passou por de Goiânia, seguirá de Catalão para mais 2 municípios goianos: Ouvidor e Três Ranchos.
As imagens capturadas preservam a memória dos cangaceiros, suas vivências pessoais e as de seus ancestrais. Reviver esses eventos através das fotografias reforça o sentimento de pertencimento a uma tradição intensa e viva, mantendo-a presente nas gerações futuras.
A congada é, acima de tudo, uma experiência a ser sentida, uma celebração da vida, da fé e da herança cultural. Cada imagem se torna um elo vital na corrente da história, garantindo que a beleza e a resiliência da congada continuem a inspirar e a educar.
“Cada fotógrafo traz sua experiência sustentada nos painéis coloridos, representando os ternos das congadas e a vibração das festas. Nem todas as imagens são de fotógrafos profissionais; elas também são de pessoas que reconhecem o poder desta comemoração e registram com dedicação todo o ritual. A diversidade de estilos de imagens traz a identidade visual de cada fotógrafo preservada, ainda assim misturadas no salão em um pot-pourri de pontos de vista sobre uma festa não menos diversa” complementa Fernando Corrales curador da mostra.
A congada é, acima de tudo, uma experiência a ser sentida, uma celebração da vida, da fé e da herança cultural. Cada imagem se torna um elo vital na corrente da história, garantindo que a beleza e a resiliência da congada continuem a inspirar e a educar.
Sobre o Livro “Congadas no Sudeste de Goiás”
O livro “ Congadas no Sudeste de Goiás” escrito por José Luiz Vaz e ilustrado por Yuro, este livro de 32 páginas oferece uma visão rica e detalhada das congadas, considerada patrimônio imaterial do estado.
Os exemplares do “Congadas no Sudeste de Goiás” serão distribuídos gratuitamente para alunos do ensino fundamental de escolas públicas das cidades de Catalão, Três Ranchos e Ouvidor. A intenção é contar a história de uma tradição que perdura no tempo para preservar a memória das Congadas e assegurar que as futuras gerações compreendam e valorizem suas raízes culturais.
No lançamento do livro, contamos com a presença do coordenador de criação do projeto 1° Encontro Estadual de Congadas, e também Consultor da UNESCO para as atividades em Literatura e Artes Cênicas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, Luciano Gentile, que versará sobre as possibilidades artístico-pedagógicas para a construção de saberes, fazeres e vivências a partir do texto escrito e das imagens criadas no livro.
“Um dos meios de assegurar a conservação das manifestações culturais é fazer seu registro em texto, e na forma de um livro infantil essa continuidade é mais segura: ao assimilarem o tema que lhes é apresentado, neste caso a Congada, as crianças tornam-se guardiãs e divulgadoras dessa tradição, cultura e identidade de seus ancestrais.”, conta José Luiz Vaz.
“O livro ‘Congadas no Sudeste de Goiás – Catalão, Ouvidor e Três Ranchos’, que tive a honra de ilustrar, é uma verdadeira celebração da cultura e das tradições locais. As imagens cuidadosamente elaboradas buscam despertar nas crianças um interesse genuíno por suas raízes, possibilitando que elas se conectem com a rica história das Congadas e da região. Através do texto envolvente de José Luiz Vaz, o livro oferece uma oportunidade única para que os jovens leitores compreendam e valorizem seu patrimônio cultural. A arte, presente em nossas vidas desde cedo, é uma poderosa ferramenta de expressão e aprendizado. Toda criança tem um artista dentro de si, e espero que este livro sirva de inspiração, incentivando-as a explorar o mundo do desenho e, assim, manter viva a criança interior. Dessa forma, contribuímos para que a história e a tradição das Congadas continuem a ser passadas de geração em geração, fortalecendo os laços culturais e comunitários.”, destaca Yuro.
Sobre o 1 Encontro Estadual de Congadas de Goiás
A 1ª edição do Encontro Estadual de Congadas (GO) é uma celebração da cultura popular, considerada patrimônio imaterial do estado. O evento reúne os Ternos de Congada dos municípios de Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Goiânia e Itumbiara, Nova Aurora, Cumarí, Goiânia e Urutaí destacando quatro produtos culturais:
- Cortejo dos Ternos de Congadas em comemoração ao Encontro das Congadas na cidade de Ouvidor;
- Exposição fotográfica “As Congadas de Goiás”;
- Programa de formação destinado a professores e alunos do ensino Fundamental I das escolas municipais de Catalão, Ouvidor e Três Ranchos;
- Livro direcionado às crianças da rede municipal de ensino
Programação da Exposição “As Congadas de Goiás”
Catalão- até 15 de nov. / 2024- Universidade Federal de Catalão – UFCAT – Biblioteca Universitária- Av. Lamartine P. de Avelar, Setor Universitário
Ouvidor- 19 a 28 de novembro / 2024 – Clube Municipal de Ouvidor – Av. Antônio Torquato, 267, Centro
Três Ranchos –30 de novembro a 13 de dezembro / 2024 – Salão da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário- Avenida Coronel Levino Lopes, Praça do Rosário, Centro
Cortejo e Encontro dos Ternos
Ouvidor – 23 de nov/2024