Patricia Finotti

(crédito: divulgação Antiquário Brechó Goiano)
Ananda Petineli
Antiquário que é referência na capital conta com peças que integram a cultura goiana e estimula o acesso da população à arte

Com o objetivo de valorizar a cultura regional e quem produz arte no estado de Goiás, o Antiquário Brechó Goiano tem várias obras de artistas conceituados em seu acervo, incluindo esculturas, gravuras e quadros. Referência no ramo de antiguidades em Goiânia, o estabelecimento iniciou suas atividades em 1997 e está localizado no Setor Central desde que foi inaugurado, contribuindo também para a valorização dessa área da cidade.
Entre as obras disponíveis para o público, estão duas gravuras feitas por Antônio Poteiro, artista português de renome que se radicou em Goiânia e já recebeu diversos prêmios. As duas gravuras contam com o brasão do Instituto Antônio Poteiro, sendo uma intitulada “Navegantes” e a outra “Ciranda de Flores”. Poteiro é um dos grandes nomes da Arte Naïf, caracterizada por ser feita por autodidatas que produzem suas obras de maneira instintiva.
Outra artista plástica que tem duas de suas obras presentes no antiquário é a escultora Helena Modesto, que já participou de várias exposições em Goiás. As peças disponibilizadas no local são um cachepô de parede feito em barro que traz o rosto de Jesus Cristo e uma escultura de São Francisco de Assis, também de barro.
A figura de São Francisco de Assis também pode ser vista no estabelecimento no Centro de Goiânia numa escultura do artista Valmir Neves, que nasceu no interior da Bahia, mas reside há mais de 20 anos em Aparecida de Goiânia e expôs seu trabalho em diversas cidades brasileiras. No entanto, diferentemente da peça assinada por Modesto, a de Neves foi confeccionada em cerâmica.
A pintura produzida em Goiás também tem espaço no acervo do antiquário, com obras como uma de óleo sobre tela datada de 1983, que traz um pássaro em destaque e possui moldura toda em madeira. O quadro é do pintor M. Cavalcante, que nasceu em Minas Gerais, mas mudou-se para Goiânia ainda na infância. Ele já fez exposições em várias regiões do Brasil e no exterior.

Acesso à cultura
Ao trazer produções de artistas residentes em Goiás para compor seu acervo, o Antiquário Brechó Goiano busca valorizar esses profissionais, assim como o campo das artes de maneira geral. Além disso, essa é uma forma de estimular o interesse da população em relação a esse tipo de manifestação artística, facilitando o acesso a obras que fazem parte da cultura goiana e brasileira.
“Queremos fazer com que obras importantes para nós, goianos, tenham um alcance maior e que pessoas de outros estados e críticos também possam apreciar a arte produzida em Goiás”, reforça o proprietário do antiquário, Wanderlei Marques. Todas as peças da loja estão disponíveis para venda e os interessados em adquiri-las recebem vantagens.
No pagamento à vista (dinheiro, cartão de débito ou PIX), os clientes recebem descontos, que variam de acordo com cada item. Já no cartão de crédito, o valor pode ser dividido em até três vezes sem juros. O acervo também é colocado à disposição da população como atração cultural, já que o local fica aberto para visitações dos interessados em contemplar suas obras, de maneira a agregar conhecimento a essas pessoas.
Nas visitas, os funcionários repassam para os visitantes todas as informações que têm sobre cada peça que eles tiverem interesse para que aprendam mais sobre a história e a cultura de Goiás e do Brasil. As visitações são gratuitas e podem ser feitas durante todo o horário de funcionamento. O estabelecimento fica aberto de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, e aos sábados, das 09 às 13 horas, na Rua 3 nº 13, em frente à Praça Dr. Borges dos Santos Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.