Rádio FETEG reúne a irreverência do teatro e a dinamicidade do rádio em formato de websérie
A Federação de Teatro de Goiás (FETEG) está empenhada em incluir, promover e divulgar o teatro produzido no estado. Além dos mais de 25 espetáculos cênicos e oficinas formativas realizadas virtualmente dentro da programação do Ocupa FETEG, o projeto ainda dá vida à Rádio Feteg, uma divertida mistura de encenação e informação e que pode ser acompanhada pelo Youtube ou Spotify da Federação.
Um experimento cênico
A Rádio FETEG ultrapassa as barreiras do som e se mostra como um experimento cênico para vídeo que se utiliza da linguagem do rádio para comunicar. “A partir do primeiro episódio, a proposta sempre foi inovar, arriscar e descobrir como criar um produto artístico de comunicação, numa linguagem cômica e trash, que conseguisse sobreviver à total indigência da cultura e da arte no país, agravada pela pandemia”, comenta Maria Cristina Magalhães, representante do grupo Usina Cênica e diretora geral desta produção.
Condição primordial no fazer teatral é a experimentação. Talvez por isso a Rádio FETEG carregue consigo um ar de frescor. Realizada por um coletivo de artistas filiados à Federação, cada participante consegue trabalhar seus personagens e suas características próprias em quadros dinâmicos dentro da programação. Tem quadro de entrevistas, de notícias, citações de pensadores do teatro e os Classificados, uma nova forma de divulgar trabalhos de artistas que colaboram para a cena cultural no estado de Goiás.
Já na condição de informar, desta vez primordial ao rádio, o coletivo enxergou na Rádio FETEG um terreno fértil para noticiar, mas também criticar. Em tom de humor, irreverência e deboche, assuntos como o descaso dos governantes, a escassez de políticas públicas voltadas ao segmento da cultura, e as condições que os trabalhadores da área estão enfrentando principalmente em tempos de pandemia estão na pauta da proposta, como afirma Maria Cristina: “Quando o artista se vê encurralado, como se encontra agora, só lhe resta escrachar a realidade. Abrir as feridas da sociedade é uma das funções do teatro, que sempre reflete o seu tempo”.
Junto à Maria Cristina, colaboram mais ativamente Valéria Vieira, Ísis Krisna, Cláudio Livas e Takaiuna. E pensar os episódios da Rádio FETEG para o audiovisual foi ideia de Christian Mariano, do Grupo Carroça. Assim, os espectadores podem conferir um produto artístico inovador pelo canal do Youtube, porém, abraçando a nova onda dos podcasts, os áudios de todos os episódios também estão disponíveis para escutar online, através do perfil da FETEG no Spotify.
Ocupa FETEG
A ação realizada de forma colaborativa entre grupos, companhias e artistas individuais filiados à FETEG, foi acolhida pelo Projeto Ocupa FETEG em substituição ao Sarau das Minas, que por conta da pandemia, ficou inviabilizado de acontecer.
O Ocupa FETEG é uma realização da Federação de Teatro de Goiás (FETEG) com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC), edital 2018. A programação, inteiramente gratuita, levou mais de cinco mil visualizações no canal do Youtube da Federação durante o ano de sua realização.
De novembro de 2020 a abril de 2021 foram realizadas mais de 26 oficinas formativas de diversos temas artísticos; transmitidas 25 espetáculos cênicos online com bate-papo com os artistas após as exibições; e lançados episódios da Rádio FETEG. Todo este trabalho, possível pelo subsídio do Estado de Goiás, envolveu cerca de 500 artistas e 25 grupos filiados; mobilizou trabalhadores do teatro na capital goiana e em cidades do interior como Inhumas, Formosa, Aparecida de Goiânia e Porangatu.
O momento da pandemia trouxe reflexões ao fazer artístico que o projeto Ocupa FETEG em sua identidade mais inclusiva, pôde experimentar. A nova relação dos atores com a tecnologia e a aproximação com o público foram fatores determinantes para o retorno positivo sobre o projeto. E está tudo documentado. As apresentações teatrais e os episódios da Rádio FETEG seguem disponíveis no canal do Youtube por tempo limitado. O teatro se renova, e a FETEG também.
Serviço:
Rádio FETEG
Um novo episódio a cada mês
Onde: Canal do Youtube da FETEG: e Spotify Rádio FETEG
Apresentações teatrais do Ocupa FETEG
Onde: Canal do Youtube da FETEG
Quando: acesso liberado gratuitamente por tempo limitado!