Patricia Finotti

Para a advogada e empreendedora Karem Souza é possível conciliar maternidade e o trabalho de forma leve, apesar dos inúmeros desafios que as mães empreendedoras enfrentam, pois existem diversas iniciativas que podem ajudar. (crédito: Cássio Cardoso)

Francis Telles

Mulheres conciliam maternidade e o mundo dos negócios

@maesempreendedorasgyn

Cada vez mais mulheres conciliam a maternidade com o empreendedorismo, seja por opção de querer cuidar dos filhos, busca de renda ou mesmo para ser dona do próprio negócio. A relação entre mães e o trabalho é desafiadora. Durante a pandemia, o cenário agravou para a maioria das mulheres, escolas fechadas, isolamento social e foram elas mais uma vez a mais prejudicadas. Karem é advogada, mãe, empreendedora e escolheu cuidar das filhas, da casa e do marido. Com a chegada da pandemia, mesmo tendo o apoio da família, e se sentindo amparada, percebeu como outras mães estavam tendo dificuldades nesse momento.

Além de ajudar mães e mulheres com conexões é uma oportunidade única, pois podemos crescer como empreendedoras.

Mães Empreendedoras Gyn

Se nesse momento surgiram possibilidades, Karem foi uma dessas pessoas que percebeu isso, investiu em cursos, um deles na área de carreira e Coach, com direcionamento ela se destacou em liderança feminina, e com relacionamento com outras mães percebeu como poderia criar um grupo de mulheres que conciliam a maternidade e os negócios. Karem criou o grupo de Mães Empreendedoras de Gyn, e já são mais de cem participantes. “Fiz cursos com foco em ajudar mulheres empreendedoras para elevar o sucesso delas nos negócios. Nosso grupo de whatsapp de mães empreendedoras, possui muitas mulheres, elas fazem conexões para vendas e para alavancar o empreendedorismo. Praticamos a sororidade e apoiamos o negócio uma da outra para o fortalecimento de cada marca”, explica.

Para a advogada, a Rede Goiana da Mulher Empreendedora ajudou muito no momento de pandemia. “Além de ajudar mães e mulheres com conexões é uma oportunidade única, pois podemos crescer como empreendedoras”, diz. Karem conta ainda que o projeto Mães Empreendedoras Gyn está ganhando força, ela criou uma associação de Mães Empreendedoras. Outro objetivo do grupo é promover feiras e eventos para a comercialização dos produtos das mães empreendedoras. “Acredito que é possível conciliar maternidade e o trabalho de forma leve, apesar dos inúmeros desafios que as mães empreendedoras enfrentam. Existem diversas iniciativas que podem ajudar”.

Websérie Mulheres Empreendedoras 2021 – Idealizada pela empresaria e fundadora da Rede Goiana da Mulher Empreendedora, Ludymilla Damatta. O projeto consiste em entrevistas com quarenta empresárias goianas, que irão falar sobre os seus desafios, as perdas, a superação, a força, a coragem e a habilidade de se reinventarem. Também farão parte do registro, o que ficou de lição, e as decisões tomadas para o futuro, ao atravessar uma das crises mais graves, se não a mais, de toda História.

A websérie digital, faz parte de um projeto que consiste em uma revista impressa, o Guia da Mulher Empreendedora, e a Revista Digital da Rede.

Rede Goiana da Mulher Empreendedora – Presidida por Ludymilla Damatta, é hoje considerado maior grupo de empreendedorismo feminino do Centro-Oeste, com quase nove mil mulheres no Instagram e mais de 20 mil no Facebook. O grupo está presente em diversos municípios do estado: Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis, Piracanjuba, Caldas Novas, Itapuranga, Pirenópolis, Inhumas e Itaberaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.