Ana Priscila Donato Capps
2ª Sala Compacta, realizada pelo Museu de Arte de Goiânia (MAG), com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, promove série de conversas online com artistas durante o mês de dezembro.
A 2ª Sala Compacta terá programação educativa durante o mês de dezembro, com conversas com artistas e um minicurso que aborda a arte como projeto. A iniciativa é do Museu de Arte de Goiânia (MAG) e tem patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, da Secretaria Estadual de Cultura, e parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A mostra virtual reúne 20 trabalhos artísticos, com curadoria de Gilson Plano e produção de Malu da Cunha, e vai até o dia 30 de dezembro, no site https://salacompacta.escalas.art/.
O programa educativo, coordenado pela curadora Anna Luisa Oliveira, convida o público a pensar e debater sobre as possibilidades de existências inacreditáveis e sobre como articular os processos criativos no entendimento da arte como projeto, em seu sentido amplo, perpassando a imaginação radical e a realidade escancarada. Serão quatro ações no total – uma já realizada no día 1° de dezembro -, reunindo 26 artistas, curadoras e educadoras.
De terça (6) a sexta-feira (9) será realizado o minicurso Arte como Projeto, com Rommulo Vieira Conceição, que abordará as possibilidades, poéticas e processos artísticos tendo como caminho o projetar e existir no inacreditável.
No día 14 de dezembro será promovida a roda de conversa Existir no Inacreditável, que reunirá o curador Gilson Plano e os artistas Augusto Leal (Bahia) e Allan Wéber (Rio de Janeiro), com mediação de Anna Luisa Oliveira, para tratar das poéticas e processos artísticos, tendo como caminho a arte como projeto e suas possibilidades dentro do campo da imaginação radical.
Já no día 15 de dezembro, no canal da mostra no YouTube, a conversa serpa com os artistas Ambar Pictórica, Arthur Monteiro, Diego Santos, Escuta, Fluxos do Atlântico Sul, Meujaela Gonzaga, Masrcus Deusdedit, Mauricio Igor, Débora Arruda e Nathan Dias.
Patrocínios
A Enel Distribuição Goiás investiu R$ 200 mil na mostra virtual, que premiou o trabalho dos artistas Aline Brune; Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.; Âmbar Pictórica; Ana Flávia Marú; Arthur Monteiro; Benedito Ferreira; Cássia Nunes; Cébora Arruda; Diego de Santos; Escuta; Fluxos do Atlântico Sul; Guilhermina Augusti; Isabela Jaha; Jaíne Muniz; Laila Terra; Marcus Vinícius Barbosa Deusdedit; Mauricio Igor Neves Almeida de Almeida; Meujaela Gonzaga; Natan Dias e Sophia Pinheiro.
A Enel Distribuição Goiás patrocinou oito projetos selecionados no primeiro edital de patrocínio a projetos culturais da distribuidora no Estado. Além da 2ª Sala Compacta, foram contemplados o projeto Educanto, que está levando musicalização para escolas de 21 cidades goianas com a participação da cantora Maria Eugênia; o Festival Gastronômico de Nova Veneza, Maria Efigênia vai a Paris – Teatro de Mímica; 1° Festival de Culturas Tradicionais de Minaçu; As Matérias Vivas de Antônio Poteiro – Barro, Cor e Poesia; e Tropeiros de Nossa Senhora da Conceição.
“A retomada do incentivo fiscal via Lei Goyazes permitiu que direcionássemos um recurso importante do ICMS para a valorização da cultura também em Goiás, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Enel, José Nunes.
Desde a retomada do incentivo fiscal, em dezembro de 2021, a Enel já aportou cerca de R$ 7 milhões na cultura goiana, patrocinando projetos importantes em Goiás, como o Natal do Bem, da OVG; o casamento comunitário de 1 mil casais em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; e a Festa do Milho de Santo Antônio de Goiás. Somente no último mês de julho a empresa promoveu a Temporada de Férias do rio Araguaia, em Aruanã; o 1° Festival de Inverno de Pirenópolis e o 22° Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Serviço
Minicurso Arte como Projeto – com Rommulo Vieira Conceição
Quando: 6 a 9 de dezembro.
Horário: 19h.
Inscrições online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQeB_-P6X-dr-knV8um75RXPYjwh-A7qQ7y6MM6vdbAL-ADg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
Roda de Conversa Existir no Inacreditável
Quando: 14 de dezembro.
Horário: 19h.
Local: https://www.youtube.com/watch?v=-kTN_y8tkK0
Conversa com Artistas
Quando: 15 de dezembro.
Horário: 19h.