Patricia Finotti

Ana Priscila Donato Capps

2ª Sala Compacta, realizada pelo Museu de Arte de Goiânia (MAG), com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, promove série de conversas online com artistas durante o mês de dezembro.

A 2ª Sala Compacta terá programação educativa durante o mês de dezembro, com conversas com artistas e um minicurso que aborda a arte como projeto. A iniciativa é do Museu de Arte de Goiânia (MAG) e tem patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, da Secretaria Estadual de Cultura, e parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A mostra virtual reúne 20 trabalhos artísticos, com curadoria de Gilson Plano e produção de Malu da Cunha, e vai até o dia 30 de dezembro, no site https://salacompacta.escalas.art/.

O programa educativo, coordenado pela curadora Anna Luisa Oliveira, convida o público a pensar e debater sobre as possibilidades de existências inacreditáveis e sobre como articular os processos criativos no entendimento da arte como projeto, em seu sentido amplo, perpassando a imaginação radical e a realidade escancarada. Serão quatro ações no total – uma já realizada no día 1° de dezembro -, reunindo 26 artistas, curadoras e educadoras.

De terça (6) a sexta-feira (9) será realizado o minicurso Arte como Projeto, com Rommulo Vieira Conceição, que abordará as possibilidades, poéticas e processos artísticos tendo como caminho o projetar e existir no inacreditável.

No día 14 de dezembro será promovida a roda de conversa Existir no Inacreditável, que reunirá o curador Gilson Plano e os artistas Augusto Leal (Bahia) e Allan Wéber (Rio de Janeiro), com mediação de Anna Luisa Oliveira, para tratar das poéticas e processos artísticos, tendo como caminho a arte como projeto e suas possibilidades dentro do campo da imaginação radical.

Já no día 15 de dezembro, no canal da mostra no YouTube, a conversa serpa com os artistas Ambar Pictórica, Arthur Monteiro, Diego Santos, Escuta, Fluxos do Atlântico Sul, Meujaela Gonzaga, Masrcus Deusdedit, Mauricio Igor, Débora Arruda e Nathan Dias.

Patrocínios

A Enel Distribuição Goiás investiu R$ 200 mil na mostra virtual, que premiou o trabalho dos artistas Aline Brune; Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.; Âmbar Pictórica; Ana Flávia Marú; Arthur Monteiro; Benedito Ferreira; Cássia Nunes; Cébora Arruda; Diego de Santos; Escuta; Fluxos do Atlântico Sul; Guilhermina Augusti; Isabela Jaha; Jaíne Muniz; Laila Terra; Marcus Vinícius Barbosa Deusdedit; Mauricio Igor Neves Almeida de Almeida; Meujaela Gonzaga; Natan Dias e Sophia Pinheiro.

A Enel Distribuição Goiás patrocinou oito projetos selecionados no primeiro edital de patrocínio a projetos culturais da distribuidora no Estado. Além da 2ª Sala Compacta, foram contemplados o projeto Educanto, que está levando musicalização para escolas de 21 cidades goianas com a participação da cantora Maria Eugênia; o Festival Gastronômico de Nova Veneza, Maria Efigênia vai a Paris – Teatro de Mímica; 1° Festival de Culturas Tradicionais de Minaçu; As Matérias Vivas de Antônio Poteiro – Barro, Cor e Poesia; e Tropeiros de Nossa Senhora da Conceição.

“A retomada do incentivo fiscal via Lei Goyazes permitiu que direcionássemos um recurso importante do ICMS para a valorização da cultura também em Goiás, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Enel, José Nunes. 

Desde a retomada do incentivo fiscal, em dezembro de 2021, a Enel já aportou cerca de R$ 7 milhões na cultura goiana, patrocinando projetos importantes em Goiás, como o Natal do Bem, da OVG; o casamento comunitário de 1 mil casais em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; e a Festa do Milho de Santo Antônio de Goiás. Somente no último mês de julho a empresa promoveu a Temporada de Férias do rio Araguaia, em Aruanã; o 1° Festival de Inverno de Pirenópolis e o 22° Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.  

Serviço

Minicurso Arte como Projeto – com Rommulo Vieira Conceição

Quando: 6 a 9 de dezembro.

Horário: 19h.

Inscrições onlinehttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQeB_-P6X-dr-knV8um75RXPYjwh-A7qQ7y6MM6vdbAL-ADg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Roda de Conversa Existir no Inacreditável

Quando: 14 de dezembro.

Horário: 19h.

Localhttps://www.youtube.com/watch?v=-kTN_y8tkK0

Conversa com Artistas

Quando: 15 de dezembro.

Horário: 19h.

Localhttps://www.youtube.com/watch?v=1cXIn1ji7v0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.