Amanda Costa
O cineasta Cristiano Sousa participa de bate-papo na Mostra Cineclube Zabriskie. A conversa com o público ocorre nos dias 18, 19 e 20 de dezembro sempre às 19h no perfil “Zabriskie Teatro” do Facebook. As produções audiovisuais já podem ser vistas, gratuitamente, pelo site: http://zabriskie.com.br/filmes/
Os curtas “Carmim”, “Maria Helena – A Mulher de Todos”, “O Som do Silêncio”, “Urso +”, “Advena”, “Coxinha” e “Coxinha 2” são produções cinematográficas dirigidas por Cristiano Sousa. Com temáticas de gênero e sexualidade, os filmes já receberam diversos prêmios em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Todos são voltados para a desconstrução de preconceitos.
Por todo esse histórico; o cineclube Zabriskie resolveu homenagear o cineasta Cristiano Sousa. O objetivo do projeto, que existe desde 2014, é tratar de temas como homofobia, lesbofobia, transfobia e tantos outros preconceitos que incidem no cotidiano das pessoas. Nas estatísticas, o Brasil lidera o ranking de violência homofóbica e é o país onde há o maior número de assassinatos de travestis e transexuais.
Segundo o produtor do cineclube, Alexandre Augusto da Silva, o espaço é mantido com recursos próprios. “Por causa da pandemia está funcionando de maneira atípica. Ou seja, de forma online e funciona da seguinte forma: os filmes ficam no site durante o mês e no final de cada mês realizamos um bate-papo com os realizadores”, explica.
O cineasta Cristiano Sousa está muito feliz por ser o homenageado do cineclube Zabriskie nesse mês de dezembro. “É um presente essa mostra, pois meu aniversário é dia 18/12. Exibir esses sete filmes me deixa muito orgulhoso, pois é resultado de muita coragem e ousadia. Todas as produções foram realizadas de forma independente e o mais interessante é que quebrou diversas barreiras”, conclui.
Para a organização, a expectativa é que mais e mais pessoas acessem esses filmes com temáticas tão importantes para a sociedade. “Convido que compareçam também nos bate-papos até mesmo para darem opiniões e também contribuírem para a discussão”, diz Alexandre.
Cineclube Zabriskie
O cineclube é um projeto do Grupo Zabriskie Teatro, que antes da pandemia recebia o público para sessões com projeção de filmes, pipoca e bate-papo. O intuito sempre foi tornar o espaço um local de reflexões sobre uma sociedade ainda opressora. Pois, toda forma de preconceito deve ser desconstruída.
SERVIÇO:
Mostra Cineclube Zabriskie
Onde: http://zabriskie.com.br/filmes/
Classificação: 18 anos.
Bate-papos
Quando: 18,19 e 20 de dezembro;
Onde: https://web.facebook.com/zabriskieteatro/
Mais informações: (62) 9311-0081.
É tudo de graça!