Patricia Finotti

(crédito: Seminário Virtual: Moda, Arte e Museologia)

Mari Magalhães

Evento é parte da programação da exposição “Dos Pés à Cabeça: retratos da mulher goiana por um guarda-roupa (1960-1970)”, que está aberto para visitação na 588 Art Show em Goiânia 

  

Um seminário virtual sobre Moda, Arte e Museologia será realizado e disponibilizado de forma gratuita pela plataforma Google Teams e transmitido pelo Youtube da Galeria 588 Art Show nos dias 12 de abril, às 19h30, e 13 de abril, às 10h. Para abordar mais sobre a história da moda e sua influência na cultura e no modo de se vestir da mulher goiana, a programação do seminário contará com palestras de profissionais da moda, artes visuais e museus. 

O evento é parte da programação da exposição “Dos Pés à Cabeça: retratos da mulher goiana por um guarda-roupa (1960-1970)”, que está aberto para visitação pública desde o dia 6 de abril na 588 Art Show em Goiânia com um conjunto intacto de vestimentas, acessórios, artefatos de toalete e documentos, cuidadosamente guardados ao longo de quase meio século pela colecionadora goiana Zilca Rodrigues de Lima. O projeto tem apoio concedido pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (SECULT – GO) através da Lei Aldir Blanc/2021. 

Programação 

Na próxima terça-feira (dia 12), o seminário se inicia com uma apresentação do projeto pelo curador da exposição Rodrigo Félix de Lima. O Seminário segue com um dos temas mais importantes da programação: “A História da Moda em 1960 e 1970 em Goiânia, Goiás e no Mundo”. A palestrante responsável será a historiadora de arte e designer de moda Luciene Moreira. 

Outro tema que será apresentado no dia 12 é sobre “Arte e Acessórios dos anos 1960 e 1970”, um assunto que permeia a cultura da moda goiana há anos. Quem vai trazer o debate para o seminário é o artista visual Carlos Catini, que tem sua carreira voltada para o pop art e inúmeras participações em exposições e circuitos internacionais. 

Na quarta-feira (dia 13), o seminário vai abordar sobre um importante documento histórico para a moda: os croquis. As ilustrações de moda em 1960 e 1970 no Brasil serão tratadas por Cacilda Vitória, graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Arte Terapia. Atualmente, é professora no Centro Livre de Artes, em Goiânia e tem experiências nas temáticas referentes à ilustração e desenho. 

Ainda no dia 13, a “Representação da moda nos espaços museais” também será tema do seminário virtual. O assunto será abordado por Dilamar Candida Martins, ex-diretora do Museu Antropológico da UFG. Mais informações, acesse instagram.com/588artshow. 

  

Serviço: 

Seminário Virtual: Moda, Arte e Museologia 

Local: YOUTUBE – 588 Art Show – https://www.youtube.com/channel/UCrBwj93ogRtJgSStLTf59aA/videos 

Data: 12 e 13 de abril 

Programação: 

12/04 – 19h30 

  • Abertura do Seminário: Rodrigo Lima (curador da Exposição)  

  • “A História da Moda nos anos 1960 e 1970 no mundo, no Brasil e em Goiás.” – Palestrante: Luciene Moreira – Historiadora de Arte e Designer de Moda. 

  • “Arte e Acessórios nos anos 1960 e 1970 no mundo, no Brasil e em Goiás”. – Palestrante: Carlos Catrini, artista visual. 

13/04 – 10h 

  • “Ilustração de moda, croquis em 1960 e 1970 no Brasil”. – Palestrante: Cacilda Vitória, professora universitária de moda e artes. 

  • “Representação da Moda nos espaços museais”. – Palestrante: Dilamar Candida, ex-diretora do Museu Antropológico da UFG. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.