JeffreyGroup Brasil
Conectando cultura e causa, o patrocínio é mais uma das ações da campanha “Faça parte: comece o que não tem preço”
A segunda edição do Rio Montreux Jazz Festival já tem data para acontecer: será entre os dias 23 e 25 de outubro. Por conta da pandemia, o evento, apresentado pela Mastercard e o Ministério do Turismo, precisou adaptar o seu formato. Nesta edição, parte das apresentações serão realizadas remotamente e transmitidas online. Os shows ao vivo serão executados na área de lazer do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.
Além de fomentar a cultura brasileira, o festival também é mais uma das ações do movimento “Faça parte: comece o que não tem preço”, iniciativa da Mastercard que tem o objetivo de ajudar o Brasil a atravessar a pandemia da Covid-19. Até o momento, mais de 3,4 milhões de refeições foram distribuídas para a população mais afetada pela pandemia. A meta é doar 5 milhões de refeições via organizações não governamentais até o final de 2020. Para contribuir, basta apontar a câmera para o QR Code que ficará disponivel na tela durante as apresentações.
Ao todo, o line-up terá 23 artistas do Brasil e do exterior, que se dividirão entre apresentações solo e encontros históricos, que prometem surpreender e emocionar o público. Todo o conteúdo será transmitido gratuitamente pela internet.
Para Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil e Cone Sul, essa é uma oportunidade de formar novos fãs de jazz, além de oferecer boa música àqueles que já apreciam o estilo: “Ao patrocinar novamente o Rio Montreux Jazz Festival, a Mastercard reitera seu compromisso de oferecer entretenimento de qualidade, contribuindo para o crescimento cultural da sociedade. É mais uma oportunidade para que os consumidores comecem o que não tem preço. A Mastercard vem apoiando o jazz desde 2019 por meio das leis de incentivo à cultura com o intuito de trazer este estilo musical para mais perto do público brasileiro, além de incentivar artistas nacionais e internacionais do gênero”, afirma.
Nesta edição, a organização do festival optou por trazer em sua maioria, artistas brasileiros, como forma de prestigiar a arte e a cultura locais em um ano de tantas dificuldades para os profissionais da música. Entre os nomes confirmados estão Milton Nascimento, Toquinho, João Donato, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Amaro Freitas, Pepeu Gomes e Roberto Menescal, entre outros. Já o time de artistas internacionais traz atrações de destaque na world music e na música instrumental, como Macy Gray, Anat Cohen, o coral Sing Harlem e Stanley Jordan.
Uma tradição do evento, considerado até mesmo a memória e a alma do festival, é a criação do cartaz, que este ano é assinado pelo artista plástico Vik Muniz. No processo criativo, os instrumentos ganharam cores e formas lúdicas, todos desenvolvidos por crianças da Escola do Vidigal. O objetivo é apresentar para as crianças a real ideia dos instrumentos, muitas vezes conhecidos apenas por seus sons emitidos. Produzido pelas empresas Dream Factory e MZA, o Rio Montreux Jazz Festival tem curadoria de Marco Mazzola.
Para quem deseja acompanhar a versão virtual do festival, além das apresentações, será possível assistir um conteúdo especial comandado pelo jornalista Zeca Camargo. O apresentador vai entrevistar os artistas diretamente do Backstage Mastercard, trazendo curiosidades sobre os shows e carreiras dos artistas.
Sobre Mastercard, www.mastercard.com
A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Usando dados e redes seguras, parcerias e paixão, as nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial. Nosso quociente de decência, ou DQ, impulsiona a nossa cultura e tudo o que fazemos dentro e fora de nossa empresa. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades Priceless para todos.
Sobre o Rio Montreux Jazz Festival
Com curadoria de Marco Mazzola e produzido pelas empresas MZA Music e Dream Factory, o Rio Montreux Jazz Festival aconteceu pela primeira vez em 2019, quando reuniu, ao longo de quatro dias, milhares de pessoas para acompanhar mais de 40 atrações, divididas em oito palcos. Em 2020, o festival acontece de forma virtual e gratuita com shows inéditos e exclusivos. O Festival será transmitido diretamente de 3 cidades: Rio de Janeiro (Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana), Los Angeles e Nova York, onde se apresentarão grande nomes nacionais e internacionais, com uma característica bem conceitual do festival de Montreux na Suíça: os encontros exclusivos.
O Rio Montreux Jazz Festival 2020 é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Mastercard, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apresentação da Mastercard, patrocínio do Fairmont Rio de Janeiro e realização Dream Factory, MZA Music, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DA TURISMO e Pátria Amada Brasil Governo Federal.