Evento realizado pela ONU Mulheres, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), receberá Mônica Sousa, idealizadora do projeto Donas da Rua
Para comemorar um ano do projeto Donas da Rua, que incentiva o empoderamento das meninas com apoio da ONU Mulheres e se tornou uma das grandes frentes da empresa, a Mauricio de Sousa Produções participará entre os dias 8 a 14 de março da Semana da Arte HeForShe – ElesporElas, realizada pela ONU Mulheres, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).
Com abertura no Dia Internacional das Mulheres, o evento global acontecerá em cidades ao redor do mundo: Nova York, Londres, Paris, Madrid, Bangkok, Santiago e São Paulo, todas conectadas por meio do movimento HeForShe pela igualdade de gênero.
No mesmo período, Mauricio de Sousa Produções organizará uma exposição no Conjunto Nacional que integrará a Semana da Arte HeForShe – ElesporElas. A ação contará com quadros de 23 artistas que reinterpretaram 13 personagens do Projeto Donas da Rua com seus próprios traços, mostrando a representatividade das mulheres nas artes. Quem passar pelo local vai poder conferir 24 obras e também encontrará o imponente Trono de Sansões, em que poderá tirar fotos e postar com hashtag #DonasdaRua.
Em 2016, a Mauricio de Sousa Produções se tornou signatária dos princípios da ONU Mulheres que, entre outras questões, trabalha para a eliminação da discriminação contra as mulheres e meninas e a realização da igualdade entre mulheres e homens.
Já no dia (09/03), a Dona da Rua Mônica Sousa participará, às 11h30, de uma mesa redonda para falar sobre o projeto no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional ao lado da representante da ONU Mulheres no Brasil, Dra. Nadine Gasman.
E as novidades não param por aí. Em março, o site www.turmadamonica.com.br/
Para Mônica Sousa, Dona da Rua e Diretora-Executiva da Mauricio de Sousa Produções, mostrar exemplos de mulheres que acreditaram em suas capacidades é uma maneira de inspirar outras Donas da Rua a persistir em seus sonhos e a batalhar por oportunidades iguais. “As artistas que integram esta exposição aceitaram nosso convite para recriar as personagens da Turma da Mônica, usando seu talento e estilo. Assim como Mônica, Magali, Rosinha, Jurema, Bonga, Dorinha, Tati, e tantas outras, cada uma tem suas características próprias. A beleza está exatamente na diversidade e em acreditar em si mesma.”, diz a executiva e inspiradora da personagem mais empoderada dos quadrinhos.
Exposição Donas da Rua da Arte
Vinte e três mulheres artistas fazem uma releitura das personagens da Turma da Mônica tendo como inspiração o projeto Donas da Rua pelo empderamento das meninas, promovido pela Mauricio de Sousa Produções com apoio da ONU Mulheres. As obras utilizam técnicas diversas, que vão do bordado ao grafite.
O coletivo Clube do Bordado bordou Dorinha, personagem inspirada em Dorina Nowill, com miçangas, linhas, minipérolas e pompons de algodão, numa obra que pode ser tocada pelo público; a ilustradora Marcella Tamayo imaginou uma Mônica que brinca, rala o joelho e nunca perde a majestade; Ana Lage uniu Bonga e a rapper Karol Conka para mostrar o poder das mulheres negras; Simone Siss imaginou uma Cascuda coberta de todas as suas cores. “É uma honra poder fazer parte de um projeto que aproxima artistas e mostra para as novas gerações que mulheres podem estar em todas as áreas de atuação, mas, principalmente, que nenhum sonho é impossível”, diz Mary Cagnin, que pintou Rosinha em seu primeiro dia na Faculdade de Veterinária.
O mote da mostra é a diversidade e o empoderamento para reforçar que todas as meninas são #DonasdaRua. As visitantes poderão se sentar no majestoso Trono de Sansões e fazer fotos para o site www.turmadamonica.com.br/
Serviço:
Onde: Espaço Cultural Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073, Piso Térreo, São Paulo – SP
Tel.: (11) 2172-2000
Quando: de 8/03 a 14/03, das 7h às 22h de segunda a sábado e das 10h às 22h aos domingos e feriados
Quanto: Grátis