a4&holofote comunicação / Victoria Louise
Com aulas em formato presencial e online, os quatro novos cursos começam em agosto e estão disponíveis para inscrição no site do MAM. Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto; estudantes, professores e aposentados têm 10%
Em Agosto, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove quatro cursos ministrados por profissionais das áreas de história social, museologia, fotografia e artes visuais. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/).
O curso online intitulado Ainda assim eu me levanto: mulheres artistas na luta contra o feminicídio, ministrado por Patricia Valim analisa relatos e intervenções artísticas de mulheres feministas, explicitando suas negações e construindo outras formas de viver em sociedade, criando, assim, novos futuros possíveis.
Comunicação digital em museus é voltado para ajudar profissionais que trabalham em instituições culturais a compreender o universo da comunicação digital e descobrir técnicas e ferramentas para facilitar o dia a dia e promover uma comunicação eficiente com o público. O curso, ministrado por Renata Beltrão, será baseado em estudo de casos reais e recentes, ferramentas online gratuitas e exercícios práticos com base na realidade dos participantes.
Em formato híbrido, o curso Acervo particular de fotografia: conservação e organização explora os desafios e soluções na conservação de fotografias. Com ênfase nos arquivos de colecionadores e autores, serão abordados diversos processos fotoquímicos e digitais.
Nos cinco encontros serão discutidos diversos exemplos, com destaque para o acervo de George Love, cuja retrospectiva está em exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na terceira aula, será realizada uma visita guiada à exposição “George Love: além do tempo”, com o professor e curador da mostra, Zé de Boni.
A oficina de Colagem e intervenção em fotografia ensina a criação de conceitos e técnicas de colagem, oferecendo um aprofundamento teórico e prático nas diversas formas de colagem como arte moderna, culminando na arte urbana do lambe-lambe.
Sob a orientação de Bruna Alcantara, os participantes terão a oportunidade de explorar a história da colagem, desde sua prática cotidiana até seu uso no contexto artístico profissional, e compreender a relação entre a publicidade e essa técnica, bem como o lambe-lambe como uma linguagem urbana. Além disso, serão estudados artistas renomados globalmente e referências brasileiras no campo da colagem.
Na parte prática, os alunos serão incentivados a desenvolver trabalhos com base em temas do cotidiano, prática de observação e elementos autobiográficos.
Confira a programação completa:
CURSO ONLINE | AINDA ASSIM EU ME LEVANTO: MULHERES ARTISTAS NA LUTA CONTRA O FEMINICÍDIO, com Patrícia Valim
Datas: 14, 21, 28 de agosto, 04 e 11 de setembro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1: Mortas – artistas que denunciam formas de violências
– Ana Mendieta (Cuba)
– Elina Chauvet (México)
– Frida Kahlo (México)
Aula 2: Banho de sangue – artistas que denunciam formas de reprodução de violências
– Marcela Cantuária (Brasil)
– Panmela Castro (Brasil)
– Francesca Woodman (EUA)
Aula 3: Quando todos se calam – artistas que denunciam o pacto de silenciamento da sociedade em relação às múltiplas formas de violências contra as mulheres
– Berna Reale (Brasil)
– Eugênia França (Brasil)
– Regina Parra (Brasil)
Aula 4: Eu me levanto – artistas que propõem formas de combater as violências contra as mulheres
– Ana Maria Maiolino (Brasil)
– Lygia Pape (Brasil)
– Beth Moysés (Brasil)
Aula 5: A liberdade também é combate – artistas que desenvolvem tecnologias sociais para a construção de futuros
– Hariel Revignet (Brasil)
– Yasmin Formiga (Brasil)
– Cecilia Vicunã (Chile)
Sobre a professora:
Patrícia Valim é mestre em História Social (2007) e doutora em História Econômica (2013), ambos pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu dois estágios de pesquisa de pós-doutoramento em Programas de Pós-graduação em História: UFBA (2014) e UNIFESP (2019). Desde 2015, é Professora Adjunta de História do Brasil Colônia no Departamento de História e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-graduação em História da UFBA. Desde 2020, é pesquisadora permanente do Grupo de Pesquisa JIIAR: “Justiças e Impérios Ibéricos de Antigo Regime”; membra do grupo executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) e uma das embaixadoras no Nordeste do Parent in Science. Foi professora e pesquisadora em regime de cooperação técnica no Departamento de História e no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto, durante o período de 2021-2022. Desde maio de 2023, idealizou, coordena e é uma das autoras da série histórica “Mátria Brasil”, publicada semanalmente na Folha de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Bahia, História do Brasil Colônia e Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Conjuração Baiana de 1798; Lutas pela Independência Política na Bahia; História da Justiça e do Direito; Crimes e Castigos; História das Mulheres; Negacionismos e Usos da História.
CURSO ONLINE | COMUNICAÇÃO DIGITAL EM MUSEUS, com Renata Beltrão
Datas: 19 e 26 de agosto, 02 e 09 de setembro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – Calibrando o potencial de trabalho em comunicação
– Por que comunicar? E quem comunica?
– O que é necessário fazer x O que é possível fazer
– Onde estão os públicos e como chegar neles.
– PRÁTICA: Torne sua instituição “encontrável”: as possibilidades do Google My Business
Aula 2 – Consistência nas redes sociais: parte 1
– Esse tal de algoritmo: como funcionam as redes sociais
– Plataformas mais utilizadas e seu potencial hoje
– PRÁTICA: Construindo coerência na mensagem – Texto e Design utilizando ferramentas gratuitas como Chat GPT e Canva
– BÔNUS: Como utilizar imagens na internet sem infringir direitos autorais – bancos de imagem e Wikimedia Commons
Aula 3 – Consistência nas redes sociais: parte 2
– Entendendo o “funil de venda” na realidade da cultura
– PRÁTICA: Como criar uma linha editorial e um calendário de postagens
– Ferramentas (gratuitas e pagas) para agendamento de posts
– BÔNUS: Métricas em comunicação digital
Aula 4 – Se organizando para desorganizar: técnicas e ferramentas simples para planejamento pessoal
– Construa um “HD externo” para sua mente
– PRÁTICA: Use o Trello e o Notion para organizar as próprias ideias
– BÔNUS: Organização compartilhada: como estabelecer um processo em comunicação
Sobre a professora:
Renata Beltrão é jornalista, especialista em gestão pública e mestre em Museologia. Tem mais de 20 anos de experiência em comunicação e, desde 2011, atua na área da cultura no Estado de São Paulo. Em 2019, assumiu a coordenação de Comunicação e Marketing do IDBrasil, organização social que gerencia o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa. No momento, cursa o MBA em Marketing da Esalq/USP.
CURSO ONLINE | COLAGEM E INTERVENÇÃO EM FOTOGRAFIA, com Bruna Alcantara
Datas: 20, 22, 27 e 29 de agosto
Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – A teoria e a história: colagem pra quê? Do cubismo à arte urbana
– A história da colagem enquanto prática cotidiana
– A colagem no contexto artístico: cubismo e arte moderna
– A publicidade e a recriação da técnica
– O lambe-lambe enquanto linguagem
– A colagem no Brasil
Aula 2 – Continuação dos tópicos abordados na aula 1
Aula 3 – Das referências à prática
– As referências que fizeram (e fazem) história
– A observação: o que te toca como tema?
– Técnica: tipos de papel e cola
– Estímulo à criação
– Como criar um lambe-lambe
– Desenvolvimento de trabalhos individuais
Aula 4 – Desenvolvimento de trabalhos individuais e encerramento do curso
Sobre a professora:
Bruna Alcantara é artista visual e jornalista. Sua pesquisa artística explora diferentes campos da cultura e dos canais de informações para trabalhar temas como as violências do espaço público e político, assim como as relações do corpo feminino no contexto social e histórico. Na fotografia, colagem, nas ruas ou nos objetos de arte, muitas vezes se apropria da sua própria imagem enquanto mãe, através de autorretratos e ressignificação desses objetos: usa seu corpo para dar amplitude a uma voz plural feminina. A artista já participou de eventos nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Goiânia e o Cheap Street Poster Art Festival de Bolonha, assim como já teve seu trabalho em exposições individuais e coletivas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em países como Portugal, Itália e Líbano. Foi artista finalista do Prêmio Pipa 2023, o maior prêmio de arte contemporânea do Brasil.
CURSO HÍBRIDO | ACERVO PARTICULAR DE FOTOGRAFIA: CONSERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO, com Zé De Boni
Datas: 06, 13, 17, 20 e 27 de agosto
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Importante: a visita presencial à exposição “George Love: além do tempo” não será gravada. Este encontro acontecerá no dia 17 de agosto, sábado, das 10h30 às 12h30.
Programação
Aula 1 – Por que conservar? Princípios e motivos
– Necessidade: sentimental, cultural, patrimonial
– Materiais: frágeis, vulneráveis, voláteis
– Processos fotográficos e preservação: história e casos
– Preservação da informação
Aula 2 – O que conservar? Processos e materiais
– Fotografia preto e branco
– Fotografia colorida
– Processos alternativos
– Fotografia digital
– Documentos complementares
Aula 3 – Visita à exposição “George Love: além do tempo”
– Exemplos e soluções
– Efeitos da exibição
Aula 4 – Como conservar? Equipamento e condições
– Materiais de conservação
– Instalações
– Climatização
Aula 5 – O acervo de George Love: um caso exemplar
– Estado original
– Identificação e organização
– Acondicionamento
– Reprodução
Sobre o professor:
Zé De Boni é o curador da exposição “George Love: além do tempo”, realizada em 2024 no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Com mais de 50 anos dedicados à fotografia, sempre envolvido com o aspecto cultural do meio. Em 1980, criou a Album, onde, por três anos, esteve na vanguarda da fotografia paulista, organizando exposições, palestras e cursos marcantes. Até 1994, atuou no suporte à produção de grandes nomes da fotografia brasileira com um laboratório especializado. Foi conselheiro da Coleção Pirelli-MASP de Fotografias. Pioneiro na promoção da preservação fotográfica, mantém um espaço dedicado à conservação de seu acervo desde a época da galeria.
Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Cursos de agosto no MAM
Inscrições disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/
Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987
Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado
Mais informações:
MAM São Paulo
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