AMORA comunicação
Contação de histórias, distribuição de livros e intervenções teatrais em escolas públicas, shoppings e comunidades em situação de vulnerabilidade social. As ações gratuitas começam nesta sexta-feira (4/10) e seguem até 9 de novembro.
A protagonista dessa história é uma mala toda decorada e repleta de objetos inusitados. Onde ela chega, conduz o público a uma experiência emocionante de criação literária. A organização sem fins lucrativos “Mala de Histórias” atua em Goiânia e região metropolitana e busca democratizar o acesso à literatura, especialmente, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a produtora cultural da organização, Bárbara Wendel, nas comunidades periféricas não existem praças, teatro, cinema. Ou seja, nenhuma atração fixa para as famílias. “Ofertar algo gratuito no centro da cidade, apesar de ser relevante, não facilita o acesso deles. Caso tivessem recursos financeiros, teriam que ficar mais de duas horas em transporte público para conseguirem essas atrações culturais. Sabemos que isso não é viável e, na prática, eles não frequentam esses espaços”, complementa.
Programação
A proposta do projeto “Cinco Anos, Cinco Palcos” é realizar apresentações com personagens criados pela Mala de Histórias em pontos diferentes da grande Goiânia. As ações possuem o apoio do Ministério da Cultura, Sicredi e Araguaia Shopping e pretendem atingir 600 crianças.
A primeira atividade (4/10), acontece às 14h30, na Escola Municipal Geraldo Batista de Oliveira, no distrito de Hidrolândia. Na oportunidade, a bruxinha Adelaide e a joaninha Judite vão descobrir os talentos das crianças. A Escola Municipal Marcos Antônio Mascarenhas, de Senador Canedo recebe a apresentação “Violeta e o som do violino na Mala de Histórias”, no dia 11/10, às 9h. Os alunos, de ambas as escolas, vão receber livros literários.
No dia das Crianças (12/10), às 10h, tanto o Araguaia Shopping e o Mega Moda Park vão ter ações culturais da Mala de Histórias. Neste dia, 20 crianças da Comunidade Terra do Sol, de Aparecida de Goiânia-GO, vão ser convidadas para participarem da programação no shopping. A entrada é gratuita e o público vai poder adquirir livros com preços populares.
O espetáculo “Dó-ré-mi do coelho” vai ser apresentado aos moradores da Comunidade Terra do Sol, no dia 09/11, às 9h. Será fornecido lanches e livros literários para os participantes do evento. Haverá ainda a entrega de diários de leitura para todas crianças e jovens atendidos pela organização.
Trajetória
A organização sem fins lucrativos, Mala de Histórias foi criada em outubro de 2019. Ao longo desses cinco anos, foram realizadas mais de 80 ações culturais beneficiando cerca de 2.500 crianças. Durante esse período mais de 6.300 livros foram doados.
“Quanto mais cedo estimulamos a leitura nas crianças, maiores são as chances dessa criança continuar lendo pelo resto da vida. E, em uma sociedade que possui pouco hábito de leitura, isso é fundamental. As histórias, sejam elas contadas ou lidas, possuem o poder de reter a nossa atenção no momento presente, afastando um pouco as crianças das telas”, explica Bárbara Wendel.
Mala de Histórias é uma das cinco instituições de Goiás premiada pelo Ministério da Cultura no Prêmio Pontos de Leitura. A organização produz espetáculos teatrais inéditos e atividades de incentivo à leitura para as comunidades periféricas com foco no público infantil e infantojuvenil. Mais de 80 voluntários atuaram diretamente nas atividades de formação de plateia, de difusão da cultura e de incentivo à criatividade e à imaginação.
Serviço
Assunto: Mala de Histórias realiza o projeto “Cinco Anos, Cinco Palcos”
Quando: 4, 11, 12 de outubro e 9 de novembro
Onde: Escola Geraldo Batista de Oliveira (Hidrolândia), Escola Marcos Antônio Mascarenhas (Senador Canedo), Araguaia Shopping (Goiânia), Mega Moda Park (Goiânia) e Comunidade Terra do Sol (Aparecida de Goiânia)
Mais informações: maladehistorias.org ou @maladehistoriasgo
É de graça!