Patricia Finotti

Kasane

Especialista do Hemolabor salienta importância do diagnóstico precoce, esclarecendo principais sintomas e formas de prevenção desse tipo de câncer

 

No mês de maio, a comunidade médica se une em prol da conscientização do câncer de boca – é o Maio Vermelho, cor que alerta para os fatores de risco, sintomas, necessidade do diagnóstico precoce e como prevenir o surgimento desse tipo de câncer. A cirurgiã oncológica Anna Carolina Gelini Parreira, que atua no Hemolabor, hospital referência em tratamento oncológico no Centro-Oeste, alerta que, em grande parte dos casos, o câncer de boca é diagnosticado apenas quando está em condição avançada, dificultando a cura – muito possível quando diagnosticado precocemente.

Segundo a especialista do Hemolabor, entre os sintomas mais comuns do câncer de boca estão feridas que não cicatrizam nos lábios e/ou boca, podendo ou não apresentar sangramento ou crescimento das lesões, associadas a inchaço ou sensação de dormência na boca; nódulos na região do pescoço; manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em áreas como gengiva, língua, bochechas e céu da boca. “Em casos mais avançados da condição, pacientes podem apresentar também problemas para mastigar e engolir alimentos, além de problemas na fala, por dificuldade para movimentar a língua”, esclarece Anna Carolina. A profissional afirma ainda que a principal mensagem da campanha é alertar sobre os principais sinais e claro, manter bons hábitos. “Verificar sinais e sintomas suspeitos por meio de autoexame, agendar visitas periódicas ao dentista, manter a higiene adequada da cavidade oral e combater o tabagismo podem salvar vidas”, diz.

O tabagismo, inclusive, é uma das principais causas do câncer de boca – o que inclui cigarros com filtro, palheiros, narguilé, charutos, cachimbos e cigarros eletrônicos – principalmente se associado ao consumo excessivo de álcool. Além disso, outros fatores como uma higiene bucal precária e a exposição excessiva e sem proteção dos lábios aos raios solares ultravioletas entram na lista de fontes de risco para o desenvolvimento do câncer de boca.

De acordo com Anna Carolina Gelini Parreira, o Maio Vermelho vem para aumentar as chances de cura desse tipo de câncer, ampliando, assim, a expectativa de vida. “É muito importante que a população se atente para a prática de hábitos saudáveis de vida, que previne não apenas esse, mas diversos outros ttiposde neoplasias. No mais, evitar o consumo de alimentos industrializados, não fumar e utilizar protetor solar labial também diminuem as chances de manifestação do câncer de boca”, finaliza a cirurgiã oncológica do Hemolabor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.