Leandro Resende
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) lamenta profundamente a perda, nesta madrugada, do ex-presidente José Alves Quinta. Atuante por décadas nos quadros da entidade em várias cargos, o líder empresarial foi presidente na 34ª Gestão da entidade, no biênio 1995 e 1996, tendo uma gestão de coalizão, representativa e de suporte ao empresário que vivia naquela situação a reorganização da economia brasileira com nova realidade monetária, com os primeiros momentos do Plano Real, que encerrava, naquele período, duas décadas de um processo inflacionário. Neste período, a Acieg foi muito relevante para promover cursos e palestras sobre este novo cenário e mudança da cultura empresarial em um mercado de estabilidade de preço.
José Alves Quinta iniciou o projeto, em parceria com o Tribunal de Justiça, da 1ª Corte de Conciliação da Acieg, com o desembargador Vitor Lenza, que foi pioneira no País, e, nos anos seguintes se consolidou e recebeu missões de advogados e empresários de vários Estados brasileiros para compreender o modelo para levá-lo para suas associações.
José Alves Quinta, que era administrador (PUC Goiás) de formação e atualmente era produtor rural. Como empresário, Quinta atuou no setor de serviços, com sua empresa, a Limpex, até os anos 1990, e posteriormente teve relevante atuação em defesa do setor empresarial, atuando no setor público, em vários cargos, entre eles, presidente da GoiásGás, tema que dominava como poucos no Estado, e no Programa de Promoção Comercial e de Exportações, no início dos anos 2000, quando o comércio exterior começa a ter destaque na pauta econômica de Goiás.
Natural de Piracanjuba, José Alves Quinta tinha 75 anos, deixa esposa (Olga de Carvalho Quinta) e dois filhos, Giovanna e Hugo de Carvalho Quinta.