Patricia Finotti

Johny Cândido
(divulgação)

Ambientada em um universo de fantasia medieval já apresentado por Francisco Costa, A Última Fábula: Contos está disponível gratuitamente na plataforma Tapas

O jornalista goiano Francisco Costa lançou sua quarta história em quadrinhos. A Última Fábula: Contos é uma sequência indireta da primeira obra do autor, A Última Fábula, que mostra um mundo de fantasia medieval, onde existe magia e seres mágicos. Diferente dos lançamentos anteriores, esta não saiu em formato físico, mas como webcomics gratuita na plataforma Tapas (https://tapas.io/episode/1440413).

Nessa nova HQ, ambientada em meio à Guerra dos Cem Anos, um cavaleiro leproso tem uma última missão: destruir um demônio que caminha pela Europa medieval. No caminho, ele encontrará uma médica em uma vila desolada pela peste negra. Ela perdeu tudo. Dois pecadores que seguirão pelo mesmo caminho.

Mais detalhes

A trama, que traz um traço cartunesco e cores vivas, funciona como “start” para novas histórias, ambientadas nesse universo fantasioso, que mistura elementos de história e ficção. Existe magia, mas essa é difícil de encontrar e parece estar se dissipando.

São 16 páginas de história, divididas em dois capítulos (Pecadores I e II), que encerram a mini-trama, mas deixam espaço para uma sequência, já em produção. Por ser uma webcomics gratuita, ainda não há periodicidade definida.

Outras HQs

As outras duas HQs de Francisco Costa são: Louis de Dampierre e Insurreição. Ambas ambientadas no mesmo universo de A Última Fábula e A Última Fábula: Contos e também durante a Guerra dos Cem Anos (1337 a 1453).

Em Louis de Dampierre acompanhamos o personagem que dá nome ao título, o filho de uma druida, que o criou até os cinco anos, e um senhor feudal, que assumiu a guarda da criança após o falecimento da maga da floresta. 

O senhor feudal da França tem obrigações com a guerra e por isso prepara seu filho para a batalha (ele completa 18 anos, perto da Batalha de Callais). Porém, Louis é bastardo e vai ter que lidar com o ódio da madrasta e a inveja do irmão e herdeiro legítimo.

A HQ Louis de Dampierre, em paralelo, apresenta como subtrama a história do Padre Albert, o último sobrevivente de uma vila arrasada pela guerra entre Inglaterra e França, que precisa lidar com difícil exorcismo. 
Esta obra tem roteiro de Francisco Costa e Glauber Lopes, que também assina os textos.

Insurreição 

Já em Insurreição, o leitor acompanha a personagem Lara, camponesa assassinada com sua família durante a Revolta dos Jacques (Revolta Camponesa). Porém, o mundo dos mortos não é seu lugar e sua alma brilha forte.

Capaz de voltar, quantas vezes necessário, Lara vai fazer de tudo para se vingar do nobre que ordenou a destruição de sua vila, que era, por acaso, a mesma do líder camponês Guillaume Cale. Roteiro e arte são de Francisco, mas as cores são de Dirceu Sousa

A Última Fábula e A Última Fábula: Contos

A primeira HQ de Francisco Costa, A Última Fábula, traz seis histórias curtas que ambientam o leitor nesse universo de magia e fantasia medieval.

“A magia do mundo está acabando e os seres fantásticos não se conformam. O Rei dos Cavalos quer saber a verdade; dois ratinhos lutam para impedir o fim do mundo; uma montanha viva sabe que deve esperar; uma fada se prepara para última batalha; um feiticeiro está pronto para deixar a Terra. Mas, no fim, a mudança é algo inevitável”, diz a sinopse.

Além do roteiro de Francisco, a HQ tem arte de Eduardo Araújo, Zoreia Diniz e Dirceu Sousa (cores), Gerson Moryiaso, Glauber Lopes, Elson Souto e Diana “Crow Kid” Doria. A capa ficou por conta de Zakuro Aoyama.

Já em A Última Fábula: Contos, Francisco assumiu roteiro, desenho e cores. O título, como Insurreição e Louis de Dampierre, traz elementos históricos do período, junto a fantasia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.