Ananda Petineli
Além da apresentação musical, público tem à sua disposição um cardápio com petiscos especiais e bebidas diversas
A edição desta semana do projeto “Seresta de Ouro”, que será realizada no Quintal do Jajá, contará com um show de bolero e samba-canção de João Garoto e Xexéu. Acompanhados pelo percussionista Marco Lima, os músicos farão a apresentação nesta sexta-feira (08), levando canções de nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho, Dolores Duran, Maysa, Pixinguinha, Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, João Bosco, Lupicínio Rodrigues e Jamelão.
Eles também tocarão músicas pedidas pelo público. O Quintal do Jajá ficará aberto das 17h30 às 23 horas, com um cardápio diversificado de petiscos e bebidas, e o show começará às 20 horas. A entrada será no valor de R$ 10 por pessoa. O bar, que aceita cartões de crédito e débito, está localizado na Rua 15 nº 538, no Setor Central, em Goiânia, em frente à Praça Dr. Carlos de Freitas. O telefone para contato é (62) 98169-7100.
O público poderá escolher entre diversos petiscos especiais, como o Dois Dedos de Prosa, que consiste em duas pimentas dedo-de-moça recheadas com carne e acompanhadas por geleia de pimenta, e o Power Trio de Boteco, com batata frita, contrafilé trinchado e calabresa acebolada. Já o Quarteto Eclético é composto por bolinhos de arroz com requeijão, quibes recheados com queijo, croquetes de frango e discos de carne.
Carne de panela na cumbuca, filé de frango ao molho de catupiry, pastelzinho de camarão, bolinho de arroz com parmesão recheado com requeijão cremoso, espetinhos e jantinhas são outros tipos de petiscos disponíveis. As opções de bebidas incluem cervejas, refrigerantes, sucos, sodas italianas, água, caipirinhas, tequila, vinhos, doses de whisky e drinks como Gin Tônica, Aperol Spritz, Cuba Libre e Cozumel.
Atrações musicais
Uma das atrações musicais do Quintal do Jajá nesta sexta-feira (08) será o violonista João Garoto, que tem quase 30 anos de carreira e fundou os grupos de samba raiz e choro Brasileirinho 1990 e Choro-Samba. Já participou de diversos eventos e festivais de destaque, entre eles Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), Canto da Primavera, Festival MPB, do Sesi, e Projeto Vozes, do Sesc.
Ele gravou o CD “Grupo de Choro Brasileirinho”, em 2003, e auxiliou na criação do Clube do Choro de Goiânia. Atualmente, João Garoto realiza apresentações com parceiros como Xexéu, Grace Venturini e Beaju e se dedica, principalmente, a ritmos como samba raiz, bossa nova e choro, tendo um grupo instrumental de choro e bossa nova.
Além disso, faz temporadas de apresentações de verão nos Estados Unidos, incluindo no Brazilian Day, na Califórnia. Outro músico que se apresentará no Quintal do Jajá é Xexéu, que iniciou sua carreira há 39 anos, quando fundou o Nóys é Nóys, um dos grupos de samba em atividade ininterrupta mais antigos do Brasil. Ele é cantor, instrumentista, compositor e humorista.
Há nove anos, Xexéu criou também o Quarteto Nóys É Nóys, que explora muita MPB e é formado por alguns integrantes do grupo Nóys é Nóys. Desde 2012, o cantor participa do projeto “Sexta Básica”, ao lado dos artistas TomChris, Maria Eugênia, Walter Carvalho, Luiz Augusto, Amauri Garcia e Pádua, com direção artística de Luiz Chaffin.
Em conjunto com o violonista João Garoto, Xexéu criou o projeto “Encontro de Bambas” há seis anos, com o intuito de levar ao público um aprofundamento do samba raiz. O fundador do grupo Nóys é Nóys lançou o seu primeiro CD solo há quatro anos, intitulado “Xexéu Solo” e produzido por Luiz Chaffin. Com esse CD, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2015, na categoria solo. Ele também já foi auditor e jurado do Festival Canta Cerrado em quatro edições.
Com o ator e diretor teatral Mauri de Castro, formou, há 12 anos, a dupla de humor musical Mauri e Xexéu, que já participou de diversos programas de rede nacional. Juntamente com o cartunista Jorge Braga e o empresário Jairo Faleiro, Xexéu criou o Bloco do Zé Ferino há 16 anos, com o objetivo principal de resgatar o carnaval tradicional com marchinhas, sambas e frevos no Carnaval dos Amigos.
Além disso, o músico coordenou a pasta de Arte e Educação do Sistema Prisional Goiano, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP), entre 2010 e 2016, buscando levar cidadania para os reeducandos por intermédio de diversas linguagens culturais. Já de 2017 a 2019, Xexéu foi coordenador-geral do Centro Cultural Octo Marques, que é ligado à Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC).
Serviço
Projeto “Seresta de Ouro” com João Garoto e Xexéu no Quintal do Jajá
Data: 08/11 (sexta-feira)
Horário de abertura da casa: 17h30
Horário do show: 20 horas
Local: Quintal do Jajá (Rua 15, nº 538 – Setor Central)
Contato: (62) 98169-7100
Entrada: R$ 10