Patricia Finotti

(crédito: Marilane Correntino)

Marilane Correntino

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) recebeu, nesta segunda-feira (21/11), das mãos do capelão da unidade Rafael Magul, as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Sagrada Família, totalmente restauradas.

A entrega e benção das esculturas foi realizada no auditório da maternidade, com a presença da diretora operacional Juliana Paixão e colaboradores.

As imagens estão  no HEMNSL desde sua inauguração, em 1970, e ficavam no corredor da unidade. Com frequência, as pacientes e acompanhantes, além dos próprios profissionais, param de frente às imagens para ter um momento de fé e fazer suas orações, seja para acalmar suas aflições ou para agradecer por uma graça.

Com a iniciativa dos setores do Serviço Social e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), que pretendem dar um espaço melhor e mais acolhedor para as esculturas, a assistente social Lourdes Maria e a enfermeira Paula Chistina pediram ajuda ao setor da Capelania. Sensibilizado, o capelão Rafael Magul levou as imagens para o artista plástico – escultor Gilvan Cabral – um dos grandes nomes da arte goiana e pediu que fosse entregue antes do Natal. O artista deu prioridade e além de entregar as imagens com menos de um mês, bem antes do Natal, ele realizou seu trabalho de forma voluntária.

As imagens têm sido sempre um meio para dar a conhecer e transmitir a fé em Cristo e a veneração e amor à Santíssima Virgem e aos santos. O Pe. Rafael,  destacou a importância do símbolo para o acolhimento das pessoas, independentemente da religião. “Nós não adoramos imagens e sim o que elas representam”. Além disso, parabenizou a direção e os colaboradores da instituição de saúde pela iniciativa e também pela estrutura humana, pois a pessoa que chega na maternidade percebe que a atmosfera é diferenciada – cheia de amor. Por fim, orou e abençoou as imagens e desejou a todos os presentes saúde, paz e fraternidade. 

“Pensava que a restauração iria demorar um pouco mais, mas estamos trabalhando na construção de um espaço especial para as esculturas”, disse Paula Chistina. “Só gratidão ao Pe. Rafael e ao artista Gilvan Cabral pelo excelente trabalho”, afirmou Lourdes Maria. “Estamos muito felizes com a restauração das obras e só temos a agradecer pelo carinho e apoio do padre Rafael e pela generosidade do artista Gilvan Cabral, em nos presentear com seu belo trabalho”, destacou a diretora operacional Juliana Paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.