Patricia Finotti

Marilane Correntino 

Com uma abordagem multidisciplinar e foco na educação em saúde, a unidade de saúde visa o bem-estar vascular da comunidade

 

O Hospital Santa Helena (HSH) está engajado na campanha Agosto Azul Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular. A campanha, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), foca na prevenção e tratamento de diversas doenças vasculares, que representam um risco significativo para a qualidade de vida e, em alguns casos, podem ser fatais. Entre as doenças mais comuns estão a Insuficiência Venosa Crônica (varizes), Trombose Venosa Profunda (TVP), Pé Diabético, Doença Carotídea, Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) e Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA).

O angiologista e cirurgião vascular Dr. Fábio Lemos Campedelli, especialista do HSH, destaca que as doenças vasculares, além de serem perigosas, muitas vezes se desenvolvem de forma silenciosa, o que torna a prevenção e o diagnóstico precoce ainda mais importantes. “Assim como qualquer enfermidade, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar complicações graves”, pontua Lemos.

O diagnóstico de doenças vasculares é feito a partir das queixas dos pacientes, associadas a um exame físico detalhado e exames complementares, conforme necessário. Fábio Lemos ressalta que as consultas de rotina desempenham um papel fundamental, especialmente porque algumas dessas condições não apresentam sintomas iniciais evidentes.

Os tratamentos para doenças vasculares variam de acordo com o estágio e a gravidade de cada caso. Eles podem incluir desde mudanças simples nos hábitos de vida, como a prática regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada, até intervenções mais complexas, como o uso de medicamentos, cirurgias ou procedimentos minimamente invasivos.

Ao aderir à campanha Agosto Azul Vermelho, o HSH busca informar e incentivar a população a adotar medidas preventivas e procurar atendimento médico de forma regular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.