Bastidores Comunicação / Marilane Correntino
A visita a unidade de referência em média e alta complexidade visa oferecer aos alunos uma compreensão mais aprofundada do atendimento aos pacientes
O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) recebeu, na terça-feira, 5 de novembro, 10 alunos do 8º período de Enfermagem da área de Pediatria da Universidade Federal de Jataí (UFJ) para uma visita técnica que visou ampliar o conhecimento prático dos estudantes sobre a estrutura e o funcionamento de um hospital de média e alta complexidade. A gerente assistencial do Hospital Lílian Jerônimo e parte de sua equipe acolheram os visitantes, que vieram acompanhados pela professora Yolanda Rufina, responsável pela orientação acadêmica da área de Pediatria da turma.
Segundo a professora Yolanda, a visita é uma oportunidade valiosa para que os alunos associem a teoria aprendida em sala com a prática profissional. “Nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência concreta que os ajude a entender a estrutura dos estabelecimentos de saúde e o atendimento em diferentes níveis de atenção”, destacou. A docente também comentou sobre a presença de uma aluna acompanhada por uma intérprete, o que enriqueceu a experiência ao desafiar a equipe a adaptar a visita para garantir acessibilidade a todos. “Foi uma oportunidade de aprendizado inclusivo para todos nós”, completou Yolanda.
Durante a visita, os alunos conheceram setores fundamentais para o atendimento hospitalar, como a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Banco de Leite Humano (BLH), entre outros. O contato direto com esses ambientes possibilitou uma compreensão mais profunda das rotinas hospitalares e do atendimento humanizado, essencial na formação dos futuros profissionais de saúde.
Para a estudante Lázara Christofoli, a visita foi uma experiência enriquecedora. “Achei muito interessante ver como o enfermeiro é protagonista no acolhimento, especialmente na área de pré-parto, onde o apoio à paciente é fundamental. Superou todas as minhas expectativas e me motivou ainda mais a seguir na Enfermagem. Já estou com vontade de vir para cá, como residente”, afirmou. Outra estudante, também compartilhou suas impressões. “Fiquei positivamente surpresa. Ver profissionais humanizados e o atendimento às mães sendo feito com tanto cuidado me impactou. Foi um momento importante para conectar a teoria com a prática e vai contribuir muito para minha formação, tanto pessoal quanto profissional”, avaliou a estudante Victória Guimarães.
O Hemu se orgulha em contribuir para o aprendizado e conhecimento prático dos alunos. “A visita técnica de estudantes de enfermagem fortalece a formação técnico-científica deles, incorporando os valores de ética e humanização. Além de observar o atendimento e a estrutura física, os alunos puderam refletir sobre o papel fundamental da enfermagem na assistência de qualidade e na promoção do bem-estar dos paciente”, destacou a gerente assistencial, enfermeira Lílian Jerônimo.