Patricia Finotti

(crédito: Chalab Design / Thamyres Estevão)
OlhO Comunicação 
‘Na trilha da vida’ narra a inspiradora história de “Seu Francisco”, como é carinhosamente conhecido, e mostra que ele não é um corredor convencional; o documentário será lançado no dia 30 de agosto, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia

O maratonista Francisco Lima, de 91 anos, teve sua história contada em formato de documentário. ‘Na trilha da vida’ narra a inspiradora história de “Seu Francisco”, como é carinhosamente conhecido, e mostra que ele não é um corredor convencional.

A produção já tem data marcada para ser lançada: no dia 30 de agosto, em duas sessões, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, às 18h30 e 19h30.

SOBRE O FILME – O filme mostra o início improvável do atleta no mundo da corrida, há quase 10 anos, até a conquista das mais de 100 maratonas em diferentes lugares do mundo, passando pela preparação dele para conseguir completar cada prova, que chega a pouco mais de 42 quilômetros. Francisco se considera goiano, cidade que representa nas maratonas, pois o pernambucano de nascimento mora há mais de 30 anos em Goiás.

Produzido pela Tupi Filmes, com direção do renomado diretor Raimundo Alves, a produção tem duração de 15 minutos e promete desvendar como a maratona e a corrida de rua moldaram a personalidade do “vovô das corridas”, que tem uma disciplina admirável. Além disso, mostrará como o atletismo permeia muitos momentos da vida de Francisco, construindo a sua personalidade de diversas maneiras (as roupas, o seu dia-a-dia).

“Ouvindo-o, é possível perceber que o pequeno senhor (em altura, é claro) é uma mistura de disciplina (frente à difícil rotina), talento, foco e capacidade de continuar, apesar das muitas pedras em seu caminho”, comenta o diretor.

Isso porque ele acorda às 5 horas da manhã e seu primeiro destino é a academia, onde fica por quase 5 horas. Lá, ele gasta toda sua disposição física na musculação e jump sob o lema: “Se estou me movimentando, estou vivo”.

“Dois dias da semana eu vou pra academia. Quem quer vencer faz assim!”, diz Francisco.

“A história do Seu Francisco nos impressionou muito. Queremos mostrar a força, misturada à disciplina e à  toda rotina do dia a dia, talento, foco e capacidade de continuar”, comenta o diretor Raimundo Alves.

LEI PAULO GUSTAVO – Este projeto foi contemplado pelo EDITAL Nº 4/2023 – LEI PAULO GUSTAVO – PRODUÇÃO CURTA METRAGEM, OBRA SERIADA E TELEFILMES, DOCUMENTÁRIO E MINI DOCUMENTÁRIO realizado pela Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto prevê a realização de 10 sessões gratuitas para a população através de instituições responsáveis por cuidar de grupos de pessoas diversas, em situação de vulnerabilidade. O filme conta ainda com “acessibilidade plena”: interpretação em Libras e audiodescrição.

Ficha técnica:
Raimundo Alves (Diretor Geral da Tupi e Diretor de Fotografia)
Roteiro: Karla Rady
Edição e montagem: Bruno Fiorese
Trilha Sonora Original: Katú Leão
Câmeras: Alexandre Barbosa Coelho e Alexandre Manso
Fotografia, Making Of e Assistente de Câmera: Victor Barbosa

Claquete: Katarina Rady Leão
Produtores: Bruna Nunis e João Moreno
Assessoria de Comunicação: Gessica Veloso
Gestão de redes sociais: João Moreno
Design gráfico e identidade visual: Chalab Design (Thamyres Estevão)
Coordenação de Acessibilidade: Alessandra Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.