Patricia Finotti

Bastidores Comunicação / Marilane Correntino

Iniciativa da unidade de saúde do governo de Goiás visa aprimorar as práticas assistenciais promovendo um ambiente hospitalar mais seguro e qualificado para o paciente

 

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) está realizando, nos dias 25 a 27 de março, uma série de capacitações voltada para a equipe multiprofissional da unidade, com foco na prevenção de quedas e lesões por pressão. A iniciativa reforça a importância da conscientização sobre a cultura de segurança do paciente, alinhando-se às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

 

A queda de pacientes hospitalizados é um dos eventos adversos mais comuns nas unidades de saúde, estando entre as principais causas de morte acidental no mundo. Estudos indicam que a taxa de incidência de quedas em hospitais de países desenvolvidos varia entre 3 e 5 para cada 1.000 pacientes-dia e a prevalência de quedas pediátricas varia de 0,6 a 1,7 por 1.000 pacientes-dia.

 

A capacitação é conduzida pela enfermeira Lilian Fernandes, que aborda estratégias para a prevenção de quedas, como identificação de riscos à beira do leito, protocolos de segurança e a importância do envolvimento da equipe assistencial na adoção de medidas preventivas. Além disso, o treinamento também inclui orientações sobre a prevenção e manejo de lesões por pressão, destacando que 90% desses casos podem ser evitados com cuidados adequados. Na capacitação são apresentados temas como escalas de estratificação de risco, uso do relógio de mudança de decúbito e avaliação contínua dos pacientes.

 

A profissional destaca e reforça a necessidade da notificação. “A notificação é fundamental para monitorar incidentes e aprimorar continuamente as medidas de prevenção”, enfatiza Lilian.

 

Para tornar o aprendizado mais dinâmico, ao final de cada treinamento é feita uma dinâmica interativa na qual permite que os participantes testem seus conhecimentos. Os que respondem corretamente são premiados com chocolate. “Essas atividades promovem maior conscientização. Esse treinamento é realizado periodicamente, para garantir um cuidado multiprofissional em um ambiente seguro para os pacientes”, destaca Lilian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.