Patricia Finotti

O Grupo Gestar Vidas da unidade do governo de Goiás oferecer suporte às gestantes, incentivando hábitos saudáveis e bem-estar ao longo da gestação

 

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) por meio do Grupo Gestar Vidas, realizou, nesta quinta-feira (26/03), uma palestra informativa sobre a importância da alimentação durante a gestação. Com o tema Vamos falar sobre comida?”, o encontro foi conduzido pelo nutricionista Rafael Celestino, que abordou diversos aspectos essenciais para garantir a saúde da gestante e do bebê.

 

Durante a palestra, Rafael explicou o que é alimentação e boa nutrição, ressaltando a necessidade de realizar cinco a seis refeições diárias e manter uma ingestão mínima de três litros de água por dia. O especialista também orientou sobre os alimentos indispensáveis para melhorar a qualidade de vida durante a gravidez, além de alertar sobre aqueles que devem ser evitados, como derivados de cafeína, carnes cruas ou mal cozidas, alimentos mal higienizados e bebidas alcoólicas. Segundo ele, esses produtos podem representar riscos para o desenvolvimento do bebê e a saúde da gestante.

 

Outro ponto abordado foi a prevenção e o controle de patologias que podem surgir na gravidez, como anemia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e asma. Rafael destacou que uma alimentação equilibrada pode ajudar a reduzir os riscos dessas condições, contribuindo para uma gestação mais saudável.

 

As participantes também receberam orientações sobre a regra 80/20, uma abordagem nutricional que sugere que 80% da alimentação seja composta por alimentos saudáveis e 20% por opções mais flexíveis. “Essa estratégia permite equilíbrio na dieta sem abrir mão do prazer de comer, pois permite um doce ou uma taça de sorvete”, pontuou o nutricionista. Além disso, o profissional reforçou a importância de associar a nutrição com a prática de exercícios físicos adequados, sempre respeitando as condições individuais de cada gestante.

 

O evento foi bem recebido pelas participantes, que elogiaram o conteúdo abordado e a forma didática como o nutricionista transmitiu as informações. “São informações muito valiosas. Não sabia que alguns chás eram prejudiciais”, avaliou Deiglylle Macedo, de 30 anos, com 33 semanas de gravidez. “As orientações que recebo nesse grupo me deixam mais segura. Além de muito conhecimento, ainda ganhei uma roupinha para meu bebê e ganhei uma banheira no sorteio!” Disse Railaine da Silva, de 28 anos, com 12 semanas de gravidez.

 

O Grupo Gestar Vidas segue promovendo encontros educativos para oferecer suporte às gestantes, incentivando hábitos saudáveis e bem-estar ao longo da gestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.