Mayara Vila Boa
Começa amanhã, dia 25 de março, a 6ª edição do projeto Arte na Periferia, realizado pelo grupo circense Asas de Picadeiro. Idosos de abrigos e associações, além de jovens reeducandos de um Centro Socioeducativo de Goiânia, terão a oportunidade de assistir o espetáculo Alegria e Esperança no Picadeiro da Relembrança.
A primeira apresentação será no dia 25 (terça-feira), às 15 horas, na Associação dos idosos do Jardim Balneário Meia Ponte, e é gratuita.
As apresentações acontecerão em locais como o Espaço Bem Viver I e II, Vila Vida e o Lar de idosos Sagrada Família, impactando diretamente cerca de 200 idosos. A inclusão cultural nos lares de idosos tem mostrado efeitos positivos, como a preservação da saúde cognitiva, estímulo emocional e fortalecimento de vínculos afetivos. Em um ambiente descontraído, a arte circense traz alívio para sintomas de depressão e ansiedade, fortalecendo a autoestima e promovendo o bem-estar dos moradores.
Além disso, o projeto também realizará uma apresentação no Centro Socioeducativo do Setor Vera Cruz II, oferecendo aos jovens reclusos uma oportunidade de interação com a Arte. Ao realizar a performance circense, o projeto busca incentivar o autoconhecimento e refletir sobre o poder da criatividade para a transformação social dos adolescentes.
O projeto Arte na Periferia visa contribuir para a democratização e a descentralização dos bens artísticos culturais, levando arte e entretenimento de qualidade para grupos historicamente marginalizadas e invisibilizadas.
“A arte circense tem o poder de unir, de promover a alegria e de humanizar os espaços. Sabemos o quanto o riso e a descontração são fundamentais para a saúde mental e emocional dessas pessoas. Nosso objetivo é oferecer mais que entretenimento, é proporcionar uma experiência de inclusão e reconhecimento”, afirma Manoel Alves de Jesus (Sapeca Mr. Eco), “ecoilusionista” e diretor artístico do espetáculo Alegria e Esperança no Picadeiro da Relembrança.
A realização do projeto é possível graças ao apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (LEI nº 14.399/2022) por meio do edital Municipal de Fomento Cultural n⁰ 008/2024 operacionalizado pela Prefeitura Municipal e Secult Goiânia.
Programação:
Dia 25/03 – 15h: apresentação do espetáculo Alegria e Esperança no Circo da Relembrança na Associação de idosos do Jd. Balneário Meia Ponte.
Dia 07/04 – 14h: apresentação do espetáculo Alegria e Esperança no Circo da Relembrança no Centro de Convivência de idosos Assunção, na Vila Itatiaia.
Dia 12/04 – 15h: apresentação do espetáculo Alegria e Esperança no Circo da Relembrança, no Lar de Idosos Sagrada Família.
Dia 13/04 – 10h: apresentação do espetáculo Alegria e Esperança no Circo da Relembrança, no Lar de idosos Vila Vida, Setor Coimbra.