COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Plataforma de permutas multilaterais disponibiliza em Goiânia o exame sorológico rápido IGM/IGG para pagamento por meio de moeda digital, que pode ser conseguida por meio de trocas de serviços ou produtos
Em momento de crise econômica, que provocou o desemprego de mais de 14 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE, muitos não têm condições de pagar para fazer o teste de Covid-19. Diante disso, surge a iniciativa de clínicas e laboratórios de oferecer a possibilidade de fazer os exames sorológicos rápidos de Covid-19 por meio de pagamento em permuta, possibilitando acesso ao teste sem o uso de dinheiro.
É o caso da Clínica e Laboratório Bem Estar, que decidiu abrir a possibilidade de se fazer o teste pela XporY.com, rede de permutas digitais fundada em Goiás e, atualmente, com atuação nacional. Com isso, ao invés de pagar em Reais, é possível comprar o exame por meio da moeda digital X$. Profissionais, empreendedores, prestadores de serviço e comerciantes podem obtê-la por meio da troca de produtos.
Segundo Jeniffer Aparecida de Morais, proprietária da clínica, a decisão de oferecer o serviço pela plataforma de permutas se deu diante da possibilidade de se relacionar e ajudar os mais de 10 mil usuários “com um serviço necessário diante do cenário de pandemia que o mundo atravessa”, comenta a empreendedora. Além de colaborar com esses parceiros, é possível atingir mais pessoas que queiram entrar na plataforma e fazer permuta.
O exame disponibilizado é o sorológico IGM/IGG, feito por meio de uma amostra de sangue que detalha os níveis de anticorpos totais, classificando o resultado em reagente e não reagente em até 15 minutos, e custa X$ 350. Jeniffer explica que o exame é um dos mais procurados pela população pela praticidade e rapidez no resultado.
“O exame é confiável desde que se respeite o período ideal para sua realização, que é a partir do 7º dia de sintomas”, detalha. A oferta pela plataforma está disponível até setembro de 2021, mas com possibilidades de ser prorrogado em função da procura.
Como participar da rede de permutas XporY.com
Para ter acesso ao exame sem o uso de dinheiro e também a inúmeros outros serviços na área da saúde e de outras áreas em geral, é necessário fazer um cadastro gratuito na XporY.com pelo site ou aplicativo e ofertar um produto ou serviço para troca. Após a primeira transação, o permutante recebe o valor em moedas virtuais, chamadas X$, que poderão ser usadas para a aquisição de qualquer item cadastrado na XporY.com. Na rede de trocas digitais é possível permutar diversos itens como alimentação, viagens, imóveis e até automóveis. Além de produtos variados, tanto novos como usados.
A XporY.com não cobra taxas de adesão e manutenção. O único valor a ser pago é uma pequena taxa de 10% cobrada sobre o valor da aquisição das ofertas cadastradas na plataforma.