Patricia Finotti

(crédito: Yves Goulart)

AMORA comunicação

 

O documentário de quase duas horas é dividido em oito atos como uma ópera. Tem até uma abertura e um intervalo. O estilo operístico é o que torna o filme único. A exibição gratuita do filme acontece nesta terça (19/11), a partir das 19h, no Cine Ouro

 

O filme “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”, dirigido por Yves Goulart, narra a trajetória do tenor, que é considerado até hoje um dos maiores nomes do canto lírico no Brasil. Este ano completa 30 anos desde que o artista faleceu na Alemanha. O documentário é resultado de mais de uma década de pesquisas minuciosas, que visam resgatar e celebrar a vida e obra de Aldo Baldin.

O filme alcançou reconhecimento internacional, com estreia mundial no 24º Havana Film Festival New York, em abril deste ano, e no 16º IN-EDIT Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, em São Paulo. “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música” recebeu o prêmio de ‘Melhor Filme pelo Júri Popular’, no Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024.

Segundo o diretor, Aldo Baldin o filme é uma inspiração para os produtores independentes. “Construir uma filmografia, estar dedicado ao trabalho audiovisual, precisa de muita resiliência. Resiliência, paciência, parcerias, para que você possa realizar o seu projeto”, enfatiza.

 

Aldo Baldin

Baldin nasceu em Urussanga-SC e iniciou sua carreira musical no Rio Grande do Sul. Antes de se destacar no cenário internacional, atuou em importantes teatros e festivais na Europa. Aldo Baldin foi agraciado com diversos prêmios, incluindo um Grammy, em 1981, pelo disco “A Criação” de Hayden e teve a indicação com o disco “Bodas de Fígaro” de Mozart, em 1986. Além disso, gravou mais de cem álbuns, deixando um legado inestimável para a música clássica.

 

GO Film

5ª edição do GO Film – Goiânia Film Festival tem o apoio do Edital Nº 8/2023 Formação e Difusão Audiovisual da Lei Federal Paulo Gustavo. O festival segue até esta quarta-feira (20/11), sendo que às 16h o público vai poder conferir curtas-metragens nacionais e às 19h a premiação dos melhores filmes exibidos nas mostras competitivas. Todos esses filmes que concorrem troféus tanto do júri técnico, quanto do público foram feitos em apenas 24 horas.

De acordo com o idealizador do festival, Cristiano Sousa, realizar essa 5ª edição é uma experiência gratificante e desafiadora. “A maior importância do festival reside em sua capacidade de destacar e promover o talento emergente de Goiás, contribuindo para o desenvolvimento da cultura audiovisual na região”, finaliza.

 

Sobre o filme:

Categoria: documentário (Colorido – HD/2024 – 114 min. – Brasil) Sinopse: Aldo Baldin – Uma Vida pela Música é um documentário operístico que revela o talentoso tenor Aldo Baldin em sua jornada, desde um início humilde no interior do Brasil até se tornar um dos maiores tenores líricos do mundo em sua época. Cantou com os maiores maestros, se apresentou nas mais famosas salas de concerto e gravou mais de 100 discos. Sua história é contada em primeira pessoa pelo próprio tenor e por músicos, amigos e familiares, que revivem a carreira única desse grande artista brasileiro.

Website: https://goulartfilmes.com/aldo-baldin-uma-vida-pela-musica

Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=ca6VOZxm0eg

                                                                                                                  

Serviço

Assunto: 5º GO Film exibe filme sobre Aldo Baldin

Quando: terça-feira (19/11)

Onde: Cine Ouro (R. 3, 1016 – St. Central, Goiânia – GO)

Ingressos:  Sympla

Mais informações: Site do Festival ou @gofilmfestival

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.