AViV Comunicação / Rita Silva
Convidados abordarão temas diversos como ativismo digital, saúde, alimentação e consumo sustentável
Este ano, o tradicional movimento global de apagar as luzes por uma hora no último sábado de março acontece pela segunda vez de forma digital por causa da COVID-19. A segunda edição do Festival Digital Hora do Planeta contará com uma série de lives com artistas e personalidades. A programação segue das 13h às 20h30 no dia 27 de março (sábado), com transmissão ao vivo no ECOA/UOL e redes sociais do WWF-Brasil.
Gilberto Gil, Fábio Porchat e Mauricio de Sousa confirmaram a participação na live “Como usar minha voz pela natureza”, às 18h. Junto com o escritor Ailton Krenak e o DJ Eric Marky Terena, lideranças indígenas, abordarão a relação que têm com o meio ambiente e como é possível usar a expressão artística para trazer consciência.
A programação inclui temas desafiadores como a agenda ambiental nas comunidades tradicionais urbanas e periféricas, e aborda questões cotidianas, como hábitos do dia a dia que podem fazer a diferença no planeta. Temas como alimentação, saúde, consumo e produção sustentável e ativismo digital, contarão com especialistas do WWF-Brasil e referências em suas áreas de atuação, como a microbiologista Natália Pasternak na área da saúde e Fernanda Schimidt, editora do UOL, que falará sobre ativismo digital (ver programação completa abaixo).
Além da maratona digital, outras iniciativas promovidas por organizações que aderiram ao movimento ajudarão a reverberar as mensagens da Hora do Planeta:
– Uma nova edição da revista em quadrinhos do Chico Bento, embaixador do WWF-Brasil, com história sobre a Hora do Planeta já está disponível nas bancas de todo o país; a iniciativa é da Mauricio de Sousa Produções;
– Os Escoteiros do Brasil confirmaram participação em todo o país;- A Será o Benedito lançou uma campanha em parceria com o WWF-Brasil para a produção de kits sustentáveis, via financiamento coletivo;
– Em vários Estados, monumentos, fachadas, prédios e empresas aderiram ao movimento e em algumas capitais brasileiras haverá projeções sobre o tema.
A Hora do Planeta está aberta para a adesão de pessoas físicas, empresas, prefeituras, associações e organizações neste link .
Programação:
13h: Bom para você e para o planeta – o que podemos fazer para uma alimentação mais saudável e sustentável
14h: Saúde – a pandemia mostra que precisamos repensar nossa relação com a natureza
15h: Ativismo digital funciona sim: mude o mundo de onde você está
16h: Produção e Consumo – como nossas escolhas contribuem para um ciclo mais justo
17h: De Rondônia à Rocinha – como mobilizar pessoas para agenda ambiental urbana e tradicional
18h: Como usar minha voz pela natureza
19h: WWF-Brasil responde: tudo que você quer saber sobre questões ambientais, mas não tinha para quem perguntar
20:00 Contagem regressiva com participações especiais
20h30: Hora do Planeta!
Sobre a Hora do Planeta
É o principal movimento ambiental global da rede WWF. Nascida em Sydney em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a tomar ações ambientais tangíveis por mais de uma década.
Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática. Mas, recentemente, se esforçou para trazer à tona a questão premente da perda da natureza. O objetivo é criar um movimento imparável para a natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas.