Patricia Finotti

Jornalismo Basileu França

Exposição online reúne trabalhos dos alunos e professores dos cursos de Artes Visuais do Instituto

A Galeria de Artes Basileu França, uma iniciativa da Coordenação de Artes Visuais do ITEGO em Artes Basileu França, Instituto vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), lança a exposição virtual “Outras Formas” nesta segunda-feira (22), no Instagram @galeriadeartebf.

A exposição reúne mais de 300 obras dos alunos e professores dos cursos de Artes Visuais. Serão expostos uma variedade de desenhos, aquarelas, pinturas, cerâmicas e artesanatos, que poderão, inclusive, serem comercializados. A curadoria é do artista plástico Carlos Catini.

O projeto “Outras Formas” faz parte da Galeria Virtual, que foi criada para levar a Arte ao público neste período de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. O objetivo, portanto, é reinventar as exposições artísticas neste momento, já que não é possível realizar uma exposição em espaço físico. “A ideia é mostrar a produção dos alunos de casa. Nós passamos pelo sistema de aulas virtuais e os alunos também estão tentando se adaptar e produzir. Então, a ideia é realmente mostrar esse trabalho bonito. Mesmo com as dificuldades que estamos enfrentando, eles estão produzindo. E isso é um desafio”, comenta a coordenadora de Artes Visuais do ITEGO Basileu França, Gisele Jacinto. 

O nome da exposição surgiu pelo fato da realização desses trabalhos nesse novo formato. São obras diferentes, com texturas e contextos diferentes. “E nesse momento de pandemia é um pouco mais complicado ainda porque surge um grande desafio. Para um curador de Arte, a seleção é feita através de um material fotográfico de altíssima qualidade ou mesmo, que é o mais interessante, na presença do material. Mas dessa vez é algo diferente porque eu não tive a oportunidade de ver o material da exposição, de poder decidir qual material iria ou não para essa exposição. Devido a essa questão toda, não teria essa oportunidade de ver esse material presencialmente”, afirma Catini.

O desafio, portanto, era selecionar um material interessante para a exposição, mas observando também a qualidade da fotografia. Com isso, o artista plástico elaborou tutoriais orientando aos alunos sobre como fazer registros fotográficos com mais qualidade, considerando as condições e limitações de cada um.      

De acordo com Catini, embora seja uma exposição coletiva, ela foi montada separadamente. Ao acessar a Galeria de Artes Virtual, a pessoa poderá ver uma apresentação para cada exposição. “É como se fossem várias exposições em uma única plataforma, sendo exibidas de uma única vez. Então, é interessante porque a pessoa entra e já começa a ver a exposição virtual com pinturas em acrílico. Rolando a página, ela já encontra um trabalho de ilustração. Mais abaixo, ela encontra trabalho em cerâmica. Isso é muito legal, muito interessante. E mostra também que nós temos a capacidade de inovar”, pontua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.