
Narelly Batista
Começa no próximo sábado (12), no Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni, na cidade de Goiás, a Exposição de longa duração “Frei Confaloni”. Possível graças ao pagamento dos restos a pagar do Edital de Museus, Arquivos e Bibliotecas do Fundo de Arte e Cultura (FAC 05/2016), por meio da Secretaria da Cultura e Governo do Estado de Goiás, a exposição vem em um momento fundamental para a cidade de Goiás.
“A exposição das obras de frei Nazareno em Vila Boa de Goiás assume uma importância de relevo dentro de um contexto cheio de simbolismos: a cidade de Goiás prestes a completar 300 anos de fundação, nossa antiga capital, centro da cultura goiana e patrimônio da humanidade, cidade que acolheu frei Confaloni que veio da Itália com a especial missão de pintar os icônicos afrescos da Igreja do Rosário, a comemoração dos 140 anos da chegada dos Frades Dominicanos em Goiás e o nascimento e consolidação do Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni, instalado nas dependências do antigo convento do Rosário”, destaca Frei Cristiano Bhering.
Com a coordenação de Frei Cristiano Bhering e curadoria de Px Silveira, a mostra traz um acervo de 80 obras do artista nas diversas técnicas de seu domínio e depoimentos de importantes protagonistas que lhe foram contemporâneos, o que dá a oportunidade a quem visita testemunhar sua trajetória de vida e, principalmente, um conjunto de obras de quase três décadas vividas em Goiás.
Dentre as obras escolhidas para a exposição, 15 são do acervo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), cerca de 10 obras são de acervos particulares, além de coleções famosas já dispostas no Santuário como “O Mistério do Rosário” e a “Via-Sacra”. A seleção possui ainda desenhos, gravuras, sua primeira obra feita aos 18 anos em 1935, e a última obra de Confaloni encontrada fresca ainda em seu ateliê na ocasião de sua morte.
Fundamental para se pensar o modernismo em Goiás e no Brasil, Frei Confaloni foi pintor muralista, desenhista e professor. Ele é considerado o marco zero da modernidade artística goiana, além de uma das principais referências da arte no Estado de Goiás. Ordenado aos 22 anos, estudou na Academia de Belas Artes de Florença, paralelamente à formação religiosa. Sua história em Goiás começa nos anos 50 trazendo em suas telas a temática social, utilizando-se da figura humana e a paisagem cerratense.
“Como curador, não procurei fazer um recorte temático ou temporal de sua obra. Procurei dar um panorama geral. Sua obra permite diversos recortes. Tanto do ponto de vista da técnica, por serem várias utilizadas, quanto do ponto de vista temático”, explicou Px Silveira.
Sobre a importância de Confaloni, Px reforça que “sua obra é o marco inaugural da arte moderna em Goiás. Foi com ele que as informações sobre arte moderna chegaram. Confaloni atalhou a fonte da arte moderna, pois antes bebíamos das influências de Rio e São Paulo e esses artistas bebiam da Europa. Com Confaloni bebemos dessa fonte diretamente da Europa. Abriu caminhos para originar várias outras vertentes, sem dúvida”, pontuou.
A abertura da exposição acontece em concomitância com a inauguração do Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni na Cidade de Goiás. A solenidade receberá autoridades e possui na programação uma missa celebrada por Frei Cristiano Bhering às 19h e a abertura da exposição às 20h.
O Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni
O Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni está fixado aos pés do Santuário do Rosário na cidade de Goiás, na galeria do Convento do Rosário. O santuário detém um dos mais importantes e talvez o mais extenso conjunto de obras na técnica do afresco no Brasil e agora contará com um espaço adequado para receber exposições.
O espaço recebeu reformas diversas para sua inauguração. Foram realizadas obras na iluminação, o chão ganhou um piso tátil reforçando a acessibilidade do espaço, pintura e reforma de uma das salas para reserva técnica das obras do acervo.
Serviço:
Inauguração do Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni com o lançamento da “Frei Confaloni – Exposição de longa duração”
Local: Sede do Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni – Cidade de Goiás
Endereço: Largo do Rosário – Cidade de Goiás
Data: 12 de agosto de 2023
Programação:
19h – Missa celebrada por Frei Cristiano Bhering
20h – Abertura da Exposição
Visitação: de 12 de agosto a 30 de outubro
Visitação de terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Domingo até 12h.