Patricia Finotti

Amanda Costa

A Escola do Futuro em Artes Basileu França realiza nos dias 7,8 e 9 de março o Seminário de Teatro: na Formação Artística da Cena. Na programação: exibição de peça teatral e bate-papos com artistas renomadas. O evento é gratuito!

 

Fundamentos estéticos, processos criativos de mulheres na escrita dramaturga, formação profissional e amadora são temas do Seminário de Teatro: na Formação Artística da Cena. O objetivo do evento híbrido é democratizar essas discussões com estudantes de Teatro, como ainda para toda a sociedade interessada.

O seminário vai acontecer de modo híbrido. Ou seja, o primeiro dia (7/03) será presencial, no Teatro Escola Basileu França. Já os outros dois dias (8 e 9/03) será transmitido pelo canal da escola no YouTube (www.youtube.com/basileufrancaartes). Sempre a partir das 19h30.

Na abertura do evento, o público vai poder refletir sobre memórias. O espetáculo “Memore-si” (foto) fala de relembrar, evocar, trazer à tona e revolver. A peça nasceu “de frente para o mar, na comunidade do Morro da Sereia, em Salvador –BA ” em meio à crise do coronavírus, com muito respiro e resistência. O espetáculo tem a direção de Inaê Moreira e performance de Roberta Rox.

Na terça (8/03), o público vai poder dialogar com a atriz e pesquisadora Graziele Sena. Ela desenvolve pesquisa sobre o ofício e a formação da atriz/ator-performer. Nos últimos nove anos, Graziela dedicou a vida artística e a pesquisa com canções tradicionais, comportamento orgânico em ação e a exploração do potencial humano dentro da arte do ator.

No último dia de seminário (9/03), o bate-papo será com duas artistas. Juliana Capilé Rivera é mestra e doutora em Estudos de Cultura Contemporânea / ECCO – UFMT e desde 2005, ministra oficinas de dramaturgia. Tatiana Mendes Horevicht é mestra em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. Ela é idealizadora e coordenadora do Festival Internacional de Teatro Contemporâneo – “Encontros Possíveis”. Residente do Nordisk Teaterlaboratorium (Odin Teatret /Dinamarca). Como ainda integra o grupo de pesquisa Artes Híbridas – Intersecções, Contaminações e Transversalidades. As duas vão compartilhar experiências com o público.

“Buscaremos nesse encontro um diálogo próximo com as convidadas a partir de suas práticas artísticas. Assim, nas trocas de saberes necessários para uma perspectiva significativa da formação e também de apreciação da arte teatral”, explica o coordenador de Teatro da EFG em Artes Basileu França, Luciano Luc.

SERVIÇO: 

Seminário de Teatro: na Formação Artística da Cena

Quando: segunda (7/03)  

Horário: 19:30 

Local: Teatro Escola Basileu França 

Endereço: Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário

Classificação indicativa: 14 anos

Quando: terça (8/03) e quarta (9/03)  

Horário: 19:30 

Local: YouTube Basileu França (transmissão) 

Endereço: (www.youtube.com/basileufrancaartes)

Classificação indicativa: livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.