
Narelly Batista
Nesta sexta-feira (05/01), a Skambau Produções realiza em Corumbajuba, distrito do município de Orizona, uma exibição teste para os foliões que contribuíram com a produção do filme “Folia de Reis de Corumbajuba”. O filme é uma produção da Skambau Produções, com direção de Manoela Barbosa e foi possível graças a aprovação no Edital de Patrimônio Material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, do Governo de Goiás (FAC 14/2023).
Para a diretora Manoela Barbosa, “este momento de audição para a comunidade integra um momento fundamental para o fechamento da obra, que com esta sessão receberá as considerações da comunidade sobre o produto final. Cada um dos foliões que aparecem no nosso filme fazem parte de um mosaico importante de preservação da cultura religiosa que resiste na área rural de Orizona e se consolida, ano após ano, como uma tradição popular com potencial turístico para a cidade”.
Diferente das tradicionais Folias de Reis do estado de Goiás, que são realizadas nos meses de dezembro e janeiro, há 20 anos a comunidade de Corumbajuba realiza a sua folia na segunda quinzena de julho. Conforme explica Vicente Felismino, segundo capitão da folia, “nesta época chove muito na nossa região, era difícil seguir com as caminhadas nas roças, muita gente adoecia, então a gente decidiu fazer em julho porque não chove e também ficava mais fácil para o pessoal se liberar do trabalho”. Mais de mil pessoas se reúnem neste período para a folia.
O filme será exibido na Capela do Distrito de Corumbajuba para a comunidade, seguido de discussão sobre o material apresentado e, caso necessário, listadas alterações antes do lançamento. Durante as gravações, realizadas em outubro de 2023, foram reunidas 250 pessoas, entre foliões, membros da comunidade e equipe técnica.
Governo de Goiás e a patrimonialização das Folias de Reis em Goiás
Nos últimos anos, o Governo de Goiás tem focado esforços para a construção de políticas públicas de valorização dessas manifestações culturais, incluindo-as no Calendário Oficial e iniciando um processo de reconhecimento delas enquanto patrimônio cultural e imaterial de Goiás. Em setembro de 2023, o governador Ronaldo Caiado sancionou Lei Estadual nº 22.270, de autoria do deputado estadual Amilton Filho, que reconhece a Festa do Divino Espírito Santo e a Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial goiano. O processo de patrimonialização também inclui o mapeamento e o registro destas manifestações. Com este filme, a Skambau atua neste sentido.
A Skambau Produções
Há nove anos a Skambau Produções tece encontros entre pessoas, projetos e demandas coletivas em causas que envolvem aspectos sociais, educacionais, culturais e ambientais, buscando contribuir e satisfazer desejos e lacunas comunitárias em áreas urbanas e rurais em Goiás e no Brasil.
SINOPSE
Folia de Reis de Corumbajuba (2023)
Roteiro e Direção: Manoela Barbosa
Duração: 20 minutos e 33 segundos
Em Orizona, no distrito de Corumbajuba, um grupo de foliões se reúne anualmente, na segunda quinzena de julho, para girar a Folia de Reis, levando de casa em casa as bandeiras de Santos Reis. No passado, o grupo realizava a folia nos meses de dezembro e janeiro, mas diante das condições climáticas e da maturidade etária do grupo, que devido a exposição às chuvas adoecia no período, passaram a realizá-la em julho. Este processo de preservação e reconstituição das condições necessárias para o festejo vem reforçando os laços familiares e a participação de jovens que retornam sempre no período para aprender, celebrar e participar. Com as memórias de foliões e sentimentos acerca da folia, este curta faz um giro pela fé e cultura dos participantes, evidenciando a importância desta tradição para a comunidade.
SERVIÇO
Sessão Teste do filme “FOLIA DE REIS DE CORUMBAJUBA”
Data: 05/01/2024
Horário: 19h
Local: Capela de Corumbajuba em Orizona, Goiás